Dividendos: como posso acompanhar o recebimento?

Uma dúvida bastante comum sobre os dividendos está relacionada ao acompanhamento do recebimento deles
 (Getty/Getty Images)
(Getty/Getty Images)
D
Da RedaçãoPublicado em 09/07/2022 às 11:00.

Você já deve ter ouvido falar de dividendos, ainda mais se já está acostumado a investir em ações. Contudo, uma dúvida bastante comum está relacionada ao acompanhamento desses recebimentos e como isso pode ser encaixado no seu planejamento financeiro. 

Dessa forma, os dividendos são uma parte dos lucros das empresas que são distribuídos aos acionistas. Em outras palavras, ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio daquela companhia e tem direito ao recebimento dos lucros que a mesma obtém. 

Essa distribuição pode acontecer pelo pagamento desses proventos, que são feitos de forma periódica, sendo assim, é importante entender como acompanhar o recebimento de dividendos

O que são dividendos e como eles funcionam na prática?

Dividendos são uma parte do lucro das empresas que é distribuída aos seus acionistas. Trata-se de um conceito bastante simples, já que ao comprar ações o investidor se torna sócio de uma determinada companhia, tendo direito a uma parcela proporcional dos lucros obtidos.

Contudo, nem sempre o investidor irá receber dividendos ao comprar ações, dado que para isso acontecer, primeiramente deve ser observado se a empresa foi realmente lucrativa e mesmo sendo, a companhia pode ainda assim optar por re-investir uma boa parte desse lucro. 

Em suma, o acionista não recebe todo lucro ao que, em tese, teria direito, ainda assim, há uma lei que prevê que essas companhias devem distribuir um percentual mínimo de lucros, exceto algumas condições estabelecidas. 

Como acompanhar o recebimento de dividendos?

Em primeiro lugar, para aquele que faz esse questionamento sobre como acompanhar os dividendos, é preciso entender alguns conceitos. Para fins de imposto de renda, é preciso ter informações da fonte pagadora, e a fonte pagadora é sempre a companhia que está distribuindo os dividendos

Em segundo lugar, há uma diferença importante quanto a forma de distribuição, dado que existem formas diferentes de distribuição de proventos, e isso pode afetar inclusive o preenchimento do imposto de renda.

  • Juros sobre capital próprio: existe retenção de 15% do IR;
  • Dividendos: nesse caso específico não há retenção.

Sobre o valor a ser distribuído, essa informação é dada pela companhia no ambiente de relacionamento com o investidor. Em um primeiro momento ela revela o montante que será distribuído e posteriormente o valor por cota. 

Além disso, existe um período em que a ação deve estar em carteira, para que esse investidor tenha direito ao pagamento de dividendos, são a data-com, e a data-ex. Por isso, o investidor deve estar atento ao dia em que adquiriu as ações, pois ações adquiridas a partir da data-ex só dão direito a recebimentos na próxima distribuição.

Por que é importante fazer esse acompanhamento?

Os dividendos são uma das principais motivações na hora de se investir, sendo uma forma importante de se recuperar o valor investido nas companhias. Nesse sentido, acompanhar sua distribuição é importante para que se tenha um planejamento financeiro, voltado para reinvestir esses mesmos dividendos e gerar renda passiva.

Há diversas aplicações interessantes para se reinvestir os dividendos, desde a própria companhia, até mesmo aplicações mais seguras, como CDB e títulos públicos. Por isso, o ideal é não ceder a vontade de gastar o dinheiro recebido, mas sim aproveitar essa distribuição de lucros para aumentar mais ainda esses ganhos no futuro, utilizando assim o benefício dos juros compostos. 

Foi possível entender como acompanhar o recebimento de dividendos? Confira outros conteúdos como esse em nosso Guia de Investimentos, como:

O que é taxa Selic?
O que é IPCA acumulado?
O que é IOF?

Veja Também

Como resgatar caderneta de poupança antiga?
Guia
Há 3 dias • 6 min de leitura

Como resgatar caderneta de poupança antiga?

7 investimentos isentos de imposto de renda
Guia
Há 5 dias • 6 min de leitura

7 investimentos isentos de imposto de renda

O que é Fan Token e como funciona?
Guia
Há uma semana • 5 min de leitura

O que é Fan Token e como funciona?