Inteligência Artificial

Como fazer um currículo com ChatGPT: comandos e dicas para usar o chatbot

Como fazer um currículo com ChatGPT; como fazer ele escrever o que recrutadores querem saber; que estrutura usar; siga esse guia definitivo de como montar um currículo para não ter mais dúvidas

ChatGPT: com algumas perguntas, é possível destacar os pontos-chave do CV (Nicolas Economou/NurPhoto/Getty Images)

ChatGPT: com algumas perguntas, é possível destacar os pontos-chave do CV (Nicolas Economou/NurPhoto/Getty Images)

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 28 de junho de 2023 às 09h17.

Última atualização em 28 de junho de 2023 às 09h19.

O curriculum vitae (CV) ideal para conseguir um emprego pode não depender apenas das habilidades de um candidato. A apresentação adequada do seu perfil pode ser um diferencial decisivo na hora de conseguir a vaga.

Para deixar ainda melhor esse documento que contém um resumo da educação, experiência profissional, qualificações e habilidades de uma pessoa, é possível usar o ChatGPT, a ferramenta de inteligência artificial (IA) capaz de escrever textos sozinha como se fosse um ser humano.

O usuário irá usar a ferramenta para deixar a tarefa mais fácil e quase automático. Para não haver dificuldades, um guia currículo feito por ChatGPT se torna a ferramenta ideal para ajudar candidatos durante a jornada de processos seletivos, fazendo com que a experiência de elaborar um currículo fique mais fácil e automatizada.

O que é ChatGPT?

Para começa, primeiro é preciso entender como funciona essa inteligência artificial.

O ChatGPT é uma ferramenta inteligente que interage com humanos através de conversa por texto. Para compreender seu funcionamento, imagine um chat entre pessoas no aplicativo WhatsApp. Na conversa, o usuário vai pedir por uma informação, e o ChatGPT irá organizar e apresentar uma resposta, e poderá refazer o pedido sempre que o usuário enviar um novo comando. É como se a conversa fosse com um profissional muito experiente, que pode responder a depender de quantas informações quem pergunta necessita.

Justamente, pela capacidade de realizar tantas tarefas que antes tomariam horas, o ChatGPT ganhou rapidamente muito usuários, chegando a atingir a marca de um milhão de contas em apenas uma semana de lançamento. Para usa-lo, é possível acessar o site do ChatGPT em navegadores do computador ou de celulares após um simples cadastro. Clique aqui e faça sua conta no ChatGPT.

Como criar um currículo com o ChatGPT?

Existem inúmeras formas de criar um CV com auxílio do ChatGPT. Mas lembre-se: não é recomendado copiar e colar as respostas oferecidas pelo chatbot. Tente usá-las de inspiração para criar o próprio texto original.

Faça um resumo

De primeira, vale pedir para o ChatGPT gerar todos os pontos-chave necessários para escrever o currículo ideal. Assim, garante que nenhuma informação essencial será deixada de lado. Escreva o comando: "Gere um exemplo de currículo com todos os pontos principais necessários".

Aumente os detalhes

É comum ter dificuldade de descrever experiências ou até qualidades próprias na hora de escrever um currículo. Caso esteja preso num adjetivo ou frase, peça para o ChatGPT aumentar a frase com o seguinte comando: “Detalhe melhor o seguinte texto para um currículo: [colar texto]”.

Crie listas

Uma das formas mais úteis em que o ChatGPT pode ajudar a aprimorar o currículo é separando habilidades, experiências e outras informações em listas. Junte elas num texto e peça para o ChatGPT "organizar em categorias de currículos: [colar texto]".

Mude o currículo conforme a vaga

O ChatGPT pode ajudar a adaptar o currículo conforme a vaga e as características descritas. Se o recrutador está em busca de alguém com experiência em vendas, por exemplo, é possível pedir para o chatbot destacar palavras-chaves que podem tornar o currículo mais atraente. Veja alguns exemplos de comandos:

  • "Otimize o currículo conforme as características descritas na vaga a seguir: [colar texto]";
  • "Quais são as palavras-chaves da descrição desta vaga? [colar texto]"
  • "Formate o currículo deixando ele atraente para [vaga de interesse]".

Correção de gramática

Ao final, peça para o ChatGPT revisar o texto por erros de escrita que podem ter passado despercebido: "Identifique e substitua os erros de gramática no texto: [colar texto]".  Também é possível pedir para a IA reescrever frases ou deixá-las mais coerentes.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialChatGPT

Mais de Inteligência Artificial

Claude, ChatGPT, Copilot, Meta e Gemini: quem vence a batalha de chatbots?

Anthropic lança Claude Gov, modelos de IA personalizados para clientes da segurança nacional dos EUA

OpenAI recorre de decisão em caso movido pelo New York Times

OpenAI identifica operações chinesas com uso do ChatGPT para manipulação em redes sociais