Inteligência Artificial

Com dificuldades nos EUA, projeto Stargate, da OpenAI, expande atuação global e chega à Europa

Um novo data center será construído em Narvik, na Noruega, em parceria com Nscale e Aker, marcando a primeira iniciativa da OpenAI no continente europeu

OpenAI planeja fornecer 100 mil chips da Nvidia até o final de 2026, com planos de expansão nos anos seguintes (NurPhoto / Colaborador/Getty Images)

OpenAI planeja fornecer 100 mil chips da Nvidia até o final de 2026, com planos de expansão nos anos seguintes (NurPhoto / Colaborador/Getty Images)

Publicado em 31 de julho de 2025 às 10h50.

Anunciado logo no segundo dia do retorno de Donald Trump à Casa Branca, o mega projeto de infraestrutura para inteligência artificial Stargate – uma joint venture de US$ 500 bilhões entre OpenAI, Softbank e Oracle – ainda enfrenta dificuldades para sair do papel nos Estados Unidos.

Enquanto isso, a desenvolvedora do ChatGPT aproveita a aproximação de seu CEO, Sam Altman, do governo dos EUA para garantir sua expansão global e firmar acordos no exterior. Após chegar ao Oriente Médio, a OpenAI agora expande sua atuação para a Europa, com a construção de um data center em Narvik, no norte da Noruega.

Esse projeto será realizado em parceria com a europeia Nscale Global Holdings e a local Aker ASA. A instalação terá como objetivo inicial entregar 230 megawatts de capacidade, com planos de expansão para mais 290 megawatts. Todo o data center será alimentado por energia renovável.

Narvik foi escolhida como sede do data center por ser localizada em uma região com abundante energia hidrelétrica, clima frio e infraestrutura industrial madura – características que tornam a cidade o local ideal para fornecer uma grande capacidade sustentável para a IA.

A construção na Noruega será a primeira iniciativa do Stargate no continente europeu. A OpenAI planeja fornecer 100 mil unidades GPUs da Nvidia até o final de 2026, com planos de ampliação para os anos seguintes.

Dificuldade de sair do papel nos EUA

Enquanto firma acordos no Oriente Médio e na Europa, o Stargate, seis meses após seu anúncio, ainda enfrenta dificuldades para sair do papel nos Estados Unidos. Até o momento, o projeto não fechou nenhum contrato de data center e foi forçado a reduzir as expectativas anunciadas no lançamento.

Naquele 21 de janeiro, o projeto previa um investimento imediato de US$ 100 bilhões e a construção de uma infraestrutura ampla em várias regiões dos EUA. Hoje, em meio às divergências entre OpenAI e Softbank, inclusive sobre os locais onde construir os data centers, a nova meta é concluir uma pequena estrutura em Ohio até o final de 2025.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialOpenAIData centerNoruegaEuropaNvidia

Mais de Inteligência Artificial

Como cidades pequenas dos EUA estão sendo transformadas pelos data centers

Europa pode transformar obstáculos em vantagem na corrida por data centers de IA

O custo oculto da automação

O que impede a OpenAI de escalar o ChatGPT como plataforma de compras