Inteligência Artificial

82% dos CEOs brasileiros acreditam que transparência é a chave para a IA conquistar o mercado

Pesquisa global revela que CEOs brasileiros veem governança e aceitação cultural como pilares para o sucesso da nova tecnologia

Publicado em 1 de julho de 2024 às 16h16.

Última atualização em 4 de julho de 2024 às 15h03.

Tudo sobrePesquisa
Saiba mais

Um estudo recente do IBM Institute for Business Value (IBV) revela que 82% dos CEOs brasileiros consideram a transparência na inteligência artificial (IA) generativa essencial para conquistar a confiança dos clientes. O levantamento mostra que 62% dos executivos acreditam que a governança da IA deve ser implementada desde a concepção das soluções, assegurando ética, transparência e conformidade regulatória desde o início.

O estudo, que entrevistou 3.000 CEOs de mais de 30 países e 26 indústrias, incluindo o Brasil, destaca que 51% dos CEOs brasileiros veem a vantagem competitiva das empresas atrelada à sofisticação da IA generativa. Além disso, 57% dos altos executivos afirmam que suas equipes já possuem o conhecimento necessário para integrar a IA generativa nas operações. No entanto, 59% enfrentam dificuldades para preencher cargos-chave relacionados à tecnologia.

No contexto da adoção da IA generativa, 74% dos executivos brasileiros acreditam que o sucesso dessa tecnologia dependerá mais da aceitação e engajamento das pessoas e da cultura organizacional do que das capacidades técnicas.

O gerente geral da IBM Consulting Brasil, Marcelo Flores, observa que as transformações digitais nas empresas continuarão intensas em 2024. Segundo o estudo, 78% dos CEOs brasileiros planejam manter ou acelerar o ritmo das mudanças transformacionais, com 68% dispostos a assumir mais riscos que a concorrência para manter sua vantagem competitiva. Flores destaca que as empresas brasileiras estão adotando a IA para aumentar a eficiência e produtividade, superando a fase de experimentação.

Entre outros pontos relevantes, o estudo revela que:

  • 37% dos CEOs brasileiros planejam contratar mais pessoal devido à IA generativa.
  • 35% da força de trabalho exigirá requalificação nos próximos três anos.
  • 68% dos entrevistados afirmam que o sucesso organizacional está diretamente ligado à sinergia entre as áreas de finanças e tecnologia.
  • 70% acreditam que estabelecer e manter a confiança na tecnologia terá um impacto maior no sucesso organizacional do que qualquer produto ou serviço específico.
  • 72% dos CEOs brasileiros dizem ter a rede certa de parceiros para executar suas estratégias de negócios.

Confira outras pesquisas sobre IA

Conheça as maiores feiras de tecnologia do mundo

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialCEOsPesquisa

Mais de Inteligência Artificial

PMEs lideram adoção de inteligência artificial, diz relatório

Como lidar com as preocupações sobre o uso de IA em tarefas profissionais

E as restrições? Nvidia deve vender US$ 12 bilhões em chips de IA à China

China lidera patentes sobre IA generativa

Mais na Exame