Tecnologia

Você sabe o que é telemática? Tecnologia reduziu em 40% as taxas de colisões em estradas, diz estudo

Relatório destaca aplicação de tecnologias na gestão de frotas de caminhões

Caminhões na estrada: monitoramento de frontas em favor da segurança nas estradas

Caminhões na estrada: monitoramento de frontas em favor da segurança nas estradas

nIA Bot
nIA Bot

Ferramenta de inteligência artificial

Publicado em 20 de junho de 2024 às 16h25.

Última atualização em 20 de junho de 2024 às 16h32.

Um novo relatório da Geotab, multinacional de soluções de transporte conectado, revelou a importância crescente da telemática avançada e da inteligência artificial (IA) em rotas feitas por caminhões nas estradas.

Quem vai vencer a corrida pela melhor IA?

Apesar da telemática não ser uma conhecida dos motoristas comuns, é uma aliada antiga dos motoristas profissionais de caminhões. Ela combina telecomunicações e informática para monitorar e gerenciar veículos em tempo real, melhorando a eficiência, segurança e sustentabilidade das operações de frotas. As empresas de logística que adotam o recurso, registraram em 2023 uma redução de 40% nas taxas de colisão.

Países como Brasil, Itália e Espanha mostraram um aumento significativo de quilômetros rodados antes de uma colisão, indicando melhorias nas medidas de segurança. Em contrapartida, Alemanha, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos apresentaram uma redução nesses quilômetros, sugerindo a necessidade de maior foco em medidas de segurança.

"O potencial transformador dos veículos conectados e o poder dos dados confiáveis são claros", disse Mike Branch, vice-presidente de dados e análises da Geotab. "Nosso estudo fornece insights valiosos sobre o cenário dinâmico do setor de transportes.

Elétricos na estrada

Em 2023, a adoção de veículos elétricos (VEs) cresceu globalmente, com destaque para África do Sul, Peru, México e Brasil. As frotas conectadas conseguiram reduzir a média diária de viagens e horas de operação dos veículos, resultando em maior produtividade.

Contudo, países como Austrália, Brasil, França, Alemanha, México, Portugal, Espanha e Estados Unidos viram uma diminuição na proporção de viagens por hora em comparação a 2022, possivelmente influenciada por mudanças nas práticas operacionais, condições de tráfego ou tipos de viagens realizadas.

O setor global de telemática continua forte, com previsão de atingir US$ 172,4 bilhões até 2032, representando um crescimento de 17% entre 2023 e 2032. O relatório destaca que os dados e a IA serão fundamentais para impulsionar o desempenho, eficiência, lucratividade e sustentabilidade no setor de transportes nos próximos anos.

Conheça os principais laboratório de inteligência artificial do mundo

Acompanhe tudo sobre:CaminhõesInteligência artificialPesquisa

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame