Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Texas aprova criação de reserva estratégica de bitcoin, e projeto avança pelos EUA

Criação de reserva nacional de bitcoin pelo presidente Trump criou onda de propostas para copiar modelo a nível estadual

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 23 de junho de 2025 às 16h52.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

O Texas decidiu criar na última sexta-feira, 20, uma reserva estratégica de bitcoin própria. O projeto de lei com a proposta foi aprovado pelo legislativo estadual e sancionado pelo governador Greg Abott. Com isso, o estado se une a uma tendência de criação de reservas da criptomoeda.

De acordo com a proposta, a ideia é usar a criptomoeda como uma "proteção contra a inflação e a volatilidade econômica". O estado poderá comprar, vender, manter e gerenciar todas as unidades do ativo que vão compor a reserva, sem um caminho único para a sua criação.

Pelo projeto, o estado poderá comprar diretamente unidades de bitcoin ou então recebê-las via doações. A ideia é aproveitar diferentes mecanismos de obtenção da criptomoeda, sem ficar restrito à compra do ativo. A princípio, a reserva pode ser composta por qualquer criptomoeda.

Entretanto, o projeto também define que apenas ativos digitais com capitalização de mercado superior a US$ 500 bilhões nos últimos 24 meses poderão compor a reserva. Na prática, o bitcoin é a única criptomoeda que atende a esse requisito no momento.

O Texas é o terceiro estado a aprovar a criação de uma reserva estratégica da criptomoeda. O primeiro foi New Hampshire, que foi seguido pelo Arizona. Entretanto, ele é o estado mais rico dos Estados Unidos a aderir à estratégia e o primeiro a impedir a dissolução da reserva por projetos de lei futuros.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

New Hampshire optou por manter os bitcoins em uma reserva junto com outros ativos financeiros e sem proteções legais futuras. Já o Arizona terá uma reserva formada apenas por unidades apreendidas em operações policiais e por ativos sem dono.

Reserva estratégica de bitcoin

A criação da reserva reflete uma tendência crescente nos Estados Unidos e em outros países, que começaram a discutir o potencial da criptomoeda como uma reserva de valor válida. Até o momento, porém, a criação dessas reservas ainda está nos estágios iniciais.

O maior avanço até o momento veio dos próprios Estados Unidos, com o presidente Donald Trump criando uma reserva estratégica de bitcoin em janeiro deste ano. A reserva é formada por unidades apreendidas, mas o governo não descarta realizar investimentos no ativo no futuro.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinTexasCriptomoedasEstados Unidos (EUA)

Mais de Future of Money

O que esperar das criptomoedas em 2026? Veja no que prestar atenção

Alta ou baixa? O que esperar de cripto em 2026

Bitcoin vai se consolidar como ativo de proteção global em 2026, diz gestora

Mercado cripto vai saltar até 20 vezes na próxima década, diz gestora