Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Segunda maior gestora do mundo, Vanguard avalia voltar atrás e liberar investimentos em cripto

Com mais de US$ 10 trilhões em ativos sob gestão, Vanguard descartou em 2024 oferecer ETFs de bitcoin a clientes, mas postura pode mudar

Vanguard: gestora pode oferecer investimentos em cripto a clientes (Reprodução/Reprodução)

Vanguard: gestora pode oferecer investimentos em cripto a clientes (Reprodução/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 26 de setembro de 2025 às 12h12.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

A Vanguard, segunda maior gestora do mundo, ficou famosa em 2024 por adotar uma postura "anti-cripto", divergindo de uma onda recente de adoção institucional das criptomoedas. Com mais de US$ 10 trilhões em ativos sob gestão, a posição da empresa é importante no mercado. Mas ela pode estar prestes a mudar.

O site Crypto in America divulgou informações nesta semana, citando pessoas envolvidas no caso, de que a Vanguard está avaliando oferecer investimentos em cripto para os seus clientes. A nova posição refletiria tanto um novo cenário regulatório quanto a própria demanda dos clientes.

A BlackRock, maior gestora do mundo, já oferece investimentos em cripto para os seus clientes e lançou ETFs de bitcoin e ether.

  • Uma nova era da economia digital está surgindo com as stablecoins. No Especial Dólar Digital, evento online e gratuito, você aprende com especialistas o impacto dessa revolução no sistema financeiro global. Garanta a sua vaga!

De acordo com as informações obtidas, a gestora ainda mantém a sua posição de não lançar nenhum tipo de produto próprio de investimento em criptomoedas, como um ETF. Entretanto, ela passou a explorar a possibilidade de oferecer esses ativos para os seus clientes.

A ideia seria disponibilizar ETFs lançados por outras gestoras para os seus clientes. Atualmente, o mercado dos Estados Unidos conta com fundos de investimento em bitcoin, ether e, mais recentemente, em cestas que reúnem diferentes ativos digitais.

A Vanguard ainda não tem uma data exata para liberar esses fundos em sua plataforma de investimentos. Porém, a gestora considera que o cenário regulatório atual dos Estados Unidos passou a ser mais favorável a essa classe de ativos, tornando a oferta para investidores menos arriscada.

Vanguard e cripto

Além disso, a gestora identificou uma demanda dos seus próprios clientes, indicando uma demanda crescente no mercado tradicional. Com isso, o cenário está bastante diferente do observado em 2024. À época, a Vanguard descartou qualquer chance de oferecer criptomoedas à sua base.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Tenha acesso a carteiras recomendadas por especialistas com rebalanceamento mensal automático. Clique aqui para abrir sua conta gratuita

Em um comunicado sobre a decisão na época, a Vanguard explicou que os fundos negociados em bolsa de preço à vista de bitcoin "não se enquadram na filosofia de investimentos" da gestora. A empresa também bloqueou a negociação de opções de compras envolvendo outros produtos de cripto.

Ainda em 2024, a gestora anunciou a chegada de Salim Ramji como novo CEO. Ramji foi executivo na BlackRock e tinha uma visão favorável às criptomoedas, o que animou o mercado. Mas, em agosto de 2024, ele descartou a possibilidade da gestora lançar um ETF próprio de cripto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasCriptoativosETFs

Mais de Future of Money

'Bolha das Treasury Companies' já estourou, diz gestora

Solana é a escolhida da bilionária brasileira mais jovem do mundo

Não vai existir mercado de câmbio no futuro sem stablecoins, diz CEO do Braza Bank

Institucionalização vai reduzir volatilidade das maiores criptomoedas, diz executiva da Binance