Projeto que impede criação de "dólar digital" pelo Fed avança no Congresso dos EUA
Comissão da Câmara dos Representantes aprovou proposta que afastaria país de iniciativas semelhantes ao Drex, a versão digital do real
Redação Exame
Publicado em 21 de setembro de 2023 às 14h24.
O Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na última quarta-feira, 20, um projeto de lei que proíbe o Federal Reserve de criar uma moeda digital de banco central ( CBDC , na sigla em inglês). O projeto agora pode ser votado no plenário da Casa.
Na prática, a aprovação da lei significaria que os Estados Unidos se afastariam de uma tendência mundial de criação de CBDCs por bancos centrais. É o caso do Brasil, que possui um dos projetos de CBDCs mais avançados do mundo. Atualmente em fase de testes piloto, o Drex é a versão digital do real.
- O que é Real Digital? Tudo sobre CBDCs e o futuro do dinheiro que você precisa conhecer
- Drex vs bitcoin: na batalha pelo futuro do dinheiro, quais as diferenças entre os dois?
- Advisor de gigantes cripto: como a profissão pode ajudar o mercado a crescer
- O que são fan tokens? Superintendente da CVM explica em novo vídeo
- Sony anuncia parceria para criação de rede blockchain própria
- De R$ 12 mil para R$ 120 milhões: investidor vende bitcoins parados há 11 anos e fica milionário
De acordo com o presidente do Comitê, o deputado Patrick McHenry, o objetivo da lei é garantir que "qualquer CBDC nos Estados Unidos seja criada apenas após uma autorização explícita do Congresso". Segundo ele, o projeto "protege a privacidade dos norte-americanos e nosso sistema financeiro dos riscos que as CBDCs representam".
Pelo projeto, o Federal Reserve não poderia criar por conta própria uma CBDC ou iniciar programas de testes com piloto. Além disso, o banco central não poderá emitir um dólar digital para varejo com objetivo de monitoramento de cidadãos. Na prática, o controle do processo de criação da CBDC passaria para o Congresso.
Apesar da aprovação, o futuro da iniciativa ainda é incerto. Mesmo que ela seja aprovada no plenário da Casa, controlada pelo Partido Republicano, as chances de aprovação no Senado, controlado pelo Partido Democrata do presidente Joe Biden , parecem ser menores.
Críticas ao projeto
A deputada democrata Maxine Waters, que integra o Comitê da Câmara, disse que o projeto "manterá os Estados Unidos atrás de outros países, incluindo a China, em meio a uma corrida para desenvolver um padrão global para moedas digitais de banco central". Ela avaliou que a lei teria uma "postura profundamente contrária à inovação".
Além disso, a deputada destacou que o projeto "sufoca o desenvolvimento [do dólar digital] e nos impede de avançar, mesmo que isso signifique que o dólar perca o seu estatuto de moeda de reserva mundial e mesmo que isso signifique que os cidadãos dos EUA percam a chance de ter pagamentos mais rápidos, mais baratos e mais simples".
Anteriormente, o Fed já havia afirmado que apenas prosseguiria com o desenvolvimento de uma CBDC norte-americana se obtivesse uma autorização do governo Biden e do Congresso. Até o momento, o governo federal não fez uma proposta concreta de criação de dólar digital e está conduzindo estudos sobre o tema.
Para você que adora ler notícias de crypto, a Mynt é o aplicativo ideal para você. Invista e aprenda sobre crypto ao mesmo tempo com conteúdos descomplicados para todos os públicos.Clique aqui para abrir sua conta.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok