Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

O projeto da SEC que pode 'transformar o sistema financeiro', segundo gestora

Anunciado pelo presidente da SEC na semana passada, iniciativa busca aproximar o regulador de novas tecnologias e mercados

SEC: regulador lançou plano elogiado pelo mercado (Getty/Getty Images)

SEC: regulador lançou plano elogiado pelo mercado (Getty/Getty Images)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 4 de agosto de 2025 às 16h02.

Última atualização em 4 de agosto de 2025 às 16h33.

Tudo sobreSEC
Saiba mais

A gestora Bernstein afirmou em um relatório divulgado nesta segunda-feira, 4, que o novo projeto anunciado pela SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) tem potencial para "transformar" e "atualizar" o mercado financeiro. Analistas acreditam que a iniciativa será importante para aproximar o regulador de novas tecnologias e mercado.

Batizada de "Projeto Cripto", a iniciativa foi anunciada pelo presidente da SEC, Paul Atkins. Indicado pelo presidente Donald Trump, o novo líder do órgão regulador disse que o projeto busca consolidar os Estados Unidos como a "capital mundial de cripto" a partir de uma regulação favorável ao setor.

O Bernstein disse que o projeto é a "visão mais ousada e transformadora sobre criptomoedas já apresentada por um presidente em exercício da SEC", marcando uma mudança de postura do regulador e a passagem de uma "rigidez analógica" para um "pragmatismo digital". Na prática, ele reverte a postura hostil do regulador em relação ao mercado cripto.

O presidente da SEC afirma que as criptomoedas vão criar uma "nova era de ouro para as finanças", o que obriga o regulador a atualizar seus processos e regras. Atkins disse que a SEC deve formular novas regras, mais "claras e simples" para a distribuição, custódia e negociação de criptomoedas.

Ele também defendeu a criação de regras que incentivem o desenvolvimento de "superapps" com ofertas amplas de diferentes produtos financeiros, de criptomoedas a ações. Atkins também pretende incentivar a adoção de sistemas de software em blockchains, com a correspondente tokenização de ativos tradicionais.

Se a iniciativa for bem-sucedida, a gestora acredita que ela resultará em um retorno da inovação com a tecnologia blockchain para os Estados Unidos. Além disso, o mercado deve ser beneficiado por iniciativas inovadoras que podem resolver alguns dos principais gargalos do setor financeiro atualmente.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

A defesa da tokenização de ativos e adoção da tecnologia blockchain pela SEC é vista pelo Bernstein como um caminho importante para o desenvolvimento de mercados que operem 24 horas por dia, sete dias por semana, com liquidação instantânea e garantia usando diferentes ativos. Essas características já existem no mundo das criptomoedas.

"Como disse Atkins, os ventos da mudança estão soprando. Em nossa opinião, o Projeto Cripto subverte o conceito de fosso regulatório nos mercados de capitais, permitindo igualdade de oportunidades para novos participantes participarem e inovarem nos mercados de valores mobiliários. É hora de atualizar o sistema financeiro, do online para o blockchain", defende a gestora.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:SECCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

‘Era da especulação’ das criptos pode estar no fim, diz CEO

Anbima convida bancos para testes de tokenização no Brasil

Bitcoin vai consolidar perto de US$ 68 mil? Especialistas respondem

Novo RG vai adotar blockchain em todo o processo de emissão