Future of Money

MasterCard reforça aposta em cripto e entra em associação do setor no Brasil

Gigante de pagamentos já lançou diversos projetos ligados a criptoativos e passará a integrar grupo de grandes empresas do segmento

MasterCard tem intensificado projetos na área de Web3 (SOPA Images/Getty Images)

MasterCard tem intensificado projetos na área de Web3 (SOPA Images/Getty Images)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 19 de abril de 2023 às 10h41.

Última atualização em 19 de abril de 2023 às 17h01.

A MasterCard, uma das maiores empresas do mundo na área de meios de pagamentos, tem sido uma das principais entusiastas da adoção e implementação da tecnologia por trás dos criptoativos em seus negócios. E a companhia deu mais um passo para reforçar esse interesse, passando a integrar a partir de abril a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto).

Em um comunicado compartilhado com exclusividade com a EXAME, a ABCripto anunciou a chegada da companhia, destacando que ela "tem atuado na vanguarda da exploração e evolução do blockchain há anos, apoiada nos três princípios fundamentais da companhia – proteção ao consumidor, conformidade regulatória e estabilidade".

Segundo a associação, a MasterCard tem trabalhado para "criar um ecossistema seguro e próspero para todos os envolvidos" na chamada criptoeconomia. A empresa se junta a outros 22 membros da associação, que engloba corretoras de criptomoedas, tokenizadoras e outras empresas que ingressaram no mercado cripto.

Para Bernardo Srur, diretor da ABCripto, "o mercado da criptoeconomia tem muito a ganhar com a MasterCard, e a ABCripto se orgulha em receber a nova parceira, que trará toda a sua experiência para nos ajudar no desenvolvimento do setor".

A gigante de pagamentos realizou diversas parcerias nos últimos anos com empresas do setor para lançar produtos e iniciativas no mundo cripto, em especial a criação de cartões de crédito que permitem realizar pagamentos em criptomoedas. O anúncio mais recente da companhia na área envolveu, porém, os tokens não-fungíveis (NFTs, na sigla em inglês).

A MasterCard lançou uma iniciativa que usa NFTs como parte de um programa para acelerar o crescimento de carreiras de músicos, oferecendo cursos e outras formações. A participação no programa ficará acessível apenas aos detentores do NFT MasterCard Music Pass, criado especificamente com esse objetivo.

MasterCard e mundo cripto

Raja Rajamannar, diretor de marketing e comunicação da MasterCard, disse que programas como o de NFTs estão em vigor para ajudar os usuários a "entender melhor e confiar em como o blockchain e os ativos digitais são usados". "Também acreditamos que a Web3 pode ser uma ferramenta poderosa na conexão de pessoas e na construção de comunidades em torno de paixões universais compartilhadas", destacou.

A novidade da MasterCard foi anunciada menos de dois meses depois que ela e a concorrente Visa anunciaram que estariam reduzindo todas as novas parcerias envolvendo criptomoedas e blockchain. Os provedores de serviços financeiros disseram que todos os novos lançamentos seriam adiados até que condições de mercado tivessem uma melhora visível, juntamente com um arcabouço regulatório mais claro e estabelecido.

O futuro do dinheiro está aqui! Abra sua conta na plataforma da Mynt e comece a investir em criptomoedas.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:MasterCardCriptoativosCriptomoedas

Mais de Future of Money

Stablecoins: o dólar digital sem fronteiras?

ETFs de cripto: entendendo a tese de investimento em ativos digitais para 2025

Fundador do LinkedIn diz que bitcoin valerá US$ 200 mil em 2025 e que investiu no ativo em 2013

"Drex é o início da tokenização do sistema bancário", diz Campos Neto em despedida do BC