Exame Logo

Governo dos EUA pode processar corretora de criptomoedas Binance por fraude

Fontes ligadas às autoridades do país afirmam que há um temor de que ações gerem corrida de saques

Binance enfrenta processos nos EUA e no Brasil por reguladores (Reprodução/Unsplash)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de agosto de 2023 às 17h39.

O Departamento de Justiça do governo dos Estados Unidos está estudando a possibilidade de abrir um processo contra a corretora de criptomoedas Binance por fraude. A informação foi divulgada pelo site Semafor, que citou conversas com pessoas envolvidas no assunto.

De acordo com a publicação, as autoridades estariam no momento avaliando alternativas para o processo, como multas ou acordos, para evitar possíveis efeitos negativos do processo. O maior temor é que a ação desencadeie uma corrida de saques semelhante à que levou à falência da FTX .

Veja também

Em dezembro, a Reuters informou que o Departamento de Justiça dos EUA estaria investigando a Binance e o seu CEO, Changpeng Zhao, por possíveis violações da lei contra lavagem de dinheiro do país. Naquela época, também foi reportado que as autoridades estariam em dúvida sobre processar ou não a empresa.

Até o momento, ainda não foram divulgados detalhes sobre o possível caso de fraude. Ao mesmo tempo, a corretora de criptomoedas já enfrenta uma série de processos abertos por outras autoridades norte-americanas ao longo deste ano, com diferentes acusações.

Problemas da Binance com reguladores

Atualmente, a Binance enfrenta processos em diversos países, incluindo nos EUA, onde foi processada junto com seu CEO . A SEC acusa a corretora de criptomoedas de ter ofertado ilegalmente valores mobiliários e de ter realizado ações para burlar os reguladores do país e misturar fundos de clientes com os da própria empresa.

Em março deste ano, a empresa e seu CEO, Changpeng Zhao, também foram processados pela Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês) e acusados de terem oferecido ilegalmente a seus clientes a opção de negociar contratos futuros de criptomoedas.

O processo está em andamento, mas as punições podem chegar a um cessamento das operações no país. Também há um processo em andamento no Canadá , mas a empresa anunciou que vai encerrar operações no país. Além disso, a empresa estaria sendo investigada por autoridades da França .

No Brasil, a corretora de criptomoedas também enfrenta problemas jurídicos. Atualmente, ela negocia um termo de compromisso com a Comissão de Valores Mobiliários enquanto enfrenta um processo semelhante ao dos EUA, com acusação de ter ofertado ilegalmente contratos futuros de bitcoin.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosEstados Unidos (EUA)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame