Future of Money

Governo dos EUA pode processar corretora de criptomoedas Binance por fraude

Fontes ligadas às autoridades do país afirmam que há um temor de que ações gerem corrida de saques

Binance enfrenta processos nos EUA e no Brasil por reguladores (Reprodução/Unsplash)

Binance enfrenta processos nos EUA e no Brasil por reguladores (Reprodução/Unsplash)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de agosto de 2023 às 17h39.

O Departamento de Justiça do governo dos Estados Unidos está estudando a possibilidade de abrir um processo contra a corretora de criptomoedas Binance por fraude. A informação foi divulgada pelo site Semafor, que citou conversas com pessoas envolvidas no assunto.

De acordo com a publicação, as autoridades estariam no momento avaliando alternativas para o processo, como multas ou acordos, para evitar possíveis efeitos negativos do processo. O maior temor é que a ação desencadeie uma corrida de saques semelhante à que levou à falência da FTX.

Em dezembro, a Reuters informou que o Departamento de Justiça dos EUA estaria investigando a Binance e o seu CEO, Changpeng Zhao, por possíveis violações da lei contra lavagem de dinheiro do país. Naquela época, também foi reportado que as autoridades estariam em dúvida sobre processar ou não a empresa.

Até o momento, ainda não foram divulgados detalhes sobre o possível caso de fraude. Ao mesmo tempo, a corretora de criptomoedas já enfrenta uma série de processos abertos por outras autoridades norte-americanas ao longo deste ano, com diferentes acusações.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Problemas da Binance com reguladores

No Brasil, a corretora de criptomoedas também enfrenta problemas jurídicos. Atualmente, ela negocia um termo de compromisso com a Comissão de Valores Mobiliários enquanto enfrenta um processo semelhante ao dos EUA, com acusação de ter ofertado ilegalmente contratos futuros de bitcoin.

yt thumbnail

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosEstados Unidos (EUA)

Mais de Future of Money

Stablecoins: o dólar digital sem fronteiras?

ETFs de cripto: entendendo a tese de investimento em ativos digitais para 2025

Fundador do LinkedIn diz que bitcoin valerá US$ 200 mil em 2025 e que investiu no ativo em 2013

"Drex é o início da tokenização do sistema bancário", diz Campos Neto em despedida do BC