Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Ethereum salta 20% após atualização Pectra e tem maior ganho diário dos últimos 4 anos

Segunda maior criptomoeda do mercado disparou após meses de desempenho negativo, voltando a atrair investidores

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 9 de maio de 2025 às 15h12.

Tudo sobreEthereum
Saiba mais

O ether é um dos destaques de alta no mercado de criptomoedas nesta sexta-feira, 9, após meses com uma performance negativa. A Ethereum tem apresentado dificuldades para lidar com concorrentes e perdeu investidores, desenvolvedores e usuários, derrubando seu ativo próprio. Entretanto, parte das perdas foram revertidas nesta semana.

Dados da plataforma CoinGecko indicam que o ether acumula alta de 14,7% nas últimas 24 horas, cotado em US$ 2.344. Entretanto, o ativo chegou a ter uma valorização ainda maior, de 20%. A última vez que o ether foi negociado acima dos US$ 2 mil foi em 6 de março de 2025, e a alta diária foi a maior do ativo desde 2021.

A valorização da segunda maior criptomoeda do mercado coincide com um movimento de alta mais amplo no setor. Analistas acreditam que um otimismo sobre acordos comerciais entre os Estados Unidos e outros países e a expectativa de aumento de liquidez no mercado financeiro estão por trás da alta.

Investidores apresentam nesta semana um apetite ao risco maior, abrindo espaço para fluxos de investimento nas criptomoedas. O ether acabou sendo um dos ativos mais beneficiados por esse novo momento no mercado financeiro, assim como outras criptomoedas do ecossistema Ethereum.

Entretanto, o bom momento no mercado pode não ser o único fator por trás da alta. O blockchain concluiu na última quarta-feira, 7, a atualização Pectra, considerada uma das mais importantes da rede exatamente por focar em aspectos do projeto que têm sido criticados.

O conjunto de mudanças abrange o mecanismo de staking da rede - em que usuários bloqueiam unidades de ether para atuar como validadores -, aspectos de experiência do usuário e escalabilidade em redes de segunda camada ligadas à Ethereum.

Inicialmente, a implementação da Pectra estava prevista para março deste ano, mas a atualização precisou ser postergada após desafios identificados no período de testes. O objetivo principal é aumentar a sua escalabilidade e reduzir custos para os usuários, aumentando sua eficiência.

Para Nick Ruck, diretor da LVRG Research, a combinação de elementos internos e externos ao projeto fez o ether disparar.

"Além das notícias macroeconômicas positivas, os investidores acreditam que a indústria de criptomoedas pode finalmente ter encontrado um novo fôlego como proteção contra a incerteza do mercado. Os investidores estão mudando suas perspectivas sobre criptomoedas agora que elas se afastaram de uma tendência negativa", avalia.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:EthereumCriptomoedasCriptoativosBlockchain

Mais de Future of Money

O que esperar das criptomoedas em 2026? Veja no que prestar atenção

Alta ou baixa? O que esperar de cripto em 2026

Bitcoin vai se consolidar como ativo de proteção global em 2026, diz gestora

Mercado cripto vai saltar até 20 vezes na próxima década, diz gestora