Future of Money

Emojis conseguem revelar tendências de alta de criptomoedas, revela estudo

Pesquisadores afirmam que uso de emojis em publicações no X, antigo Twitter, são indicativos de ciclos de valorização de ativos

Emojis (fill-8988 via Pixabay)

Emojis (fill-8988 via Pixabay)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 20 de fevereiro de 2024 às 15h09.

Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Europa e da Ásia realizou recentemente uma pesquisa para determinar se era possível prever resultados de negociação de criptomoedas e altas de preços usando apenas os dados recolhidos a partir de postagens com emojis em redes sociais.

De acordo com a pesquisa , o acompanhamento do uso de emojis associados ao sentimento positivo dos usuários foi capaz de prever com precisão movimentos de alta do mercado: "A forte ligação preditiva entre altos níveis de sentimento positivo e subsequentes aumentos de preço do bitcoin sugere que o discurso otimista nas redes sociais, conforme encapsulado pelos emojis mais positivos, atua como um barômetro para o sentimento geral do mercado".

Segundo os pesquisadores, os emojis são capazes de "refletirem o otimismo mais amplo dos investidores, potencialmente impulsionando o comportamento de compra e influenciando as tendências do mercado".

Para descobrir a relação entre as publicações nas redes sociais com emojis associados a um sentimento positivo em relação às criptomoedas e ao aumento da lucratividade, os pesquisadores recorreram a publicações feitas por usuários no X, antigo Twitter.

A pesquisa contou com o do GPT-4, o sistema de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI que sustenta o ChatGPT, para analisar conjuntos de dados repletos de publicações sobre criptomoedas ilustradas com emojis.

Depois, os pesquisadores desenvolveram um método algorítmico com análise de sentimento para conduzir negociações no dia seguinte. A equipe estabeleceu uma rotina simples: se o bot usado mostrasse um sentimento positivo em relação ao emoji em um determinado dia, a equipe comprava um bitcoin e o vendia no dia seguinte.

De acordo com a pesquisa, essa estratégia resultou em ganhos consistentemente positivos que ultrapassaram as tendências normais do mercado.

Para os pesquisadores, é justo supor que a maioria da comunidade de investidores de criptomoedas nas redes sociais esteja familiarizada com a ideia de que um emoji de foguete indica um sentimento positivo e, como tal, é frequentemente associado a previsões de desempenho positivo de um determinado ativo.

Transformar essa noção em um fluxo de dados acionável é apenas a primeira das contribuições da pesquisa. Em segundo lugar, eles descobriram o ponto ideal para utilização dos dados obtidos em um determinado período de tempo.

"Um 'ritmo de tempo' de 30 a 40 dias", escrevem os pesquisadores, "oferece uma janela equilibrada que é suficientemente longa para integrar tendências de sentimento significativas e curta o suficiente para permanecer sensível a mudanças recentes".

Nesse caso, isso significa que, com cerca de um mês de coleta de dados sobre o sentimento de mercado captado a partir dos emojis nas redes sociais e acesso ao GPT-4, os pesquisadores conseguiram superar a lucratividade média do mercado.

Entretanto, os pesquisadores também compartilharam algumas ressalvas. Em primeiro lugar, a estratégia de negociação empregada pelos pesquisadores não levou em conta as taxas de negociação e outras taxas associadas. E, em segundo lugar, eles testaram seus algoritmos contra uma estratégia que envolvia comprar bitcoin todos os dias e vendê-lo no dia seguinte.

Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Adeus ICQ: o que a história nos ensina sobre inovação e impermanência

Segundas camadas do Bitcoin: explorando avanços e desafios na expansão da rede

O que fazer neste momento do mercado cripto?

Como um DJ famoso ganhou (e perdeu) milhões de dólares com NFTs

Mais na Exame