Future of Money

Elon Musk: "Não passo muito tempo pensando em criptomoedas, quase nunca na verdade"

Apesar da afirmação, bilionário se tornou uma das figuras mais famosas no mercado cripto, associado principalmente ao dogecoin

Elon Musk ficou conhecido por defender a criptomoeda dogecoin (Michael M. Santiago/Getty Images)

Elon Musk ficou conhecido por defender a criptomoeda dogecoin (Michael M. Santiago/Getty Images)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 22 de dezembro de 2023 às 12h07.

Última atualização em 22 de dezembro de 2023 às 12h18.

O bilionário Elon Musk afirmou na última quinta-feira, 21, que "quase nunca" pensa em criptomoedas, apesar do seu longo histórico de envolvimento no setor e diversas publicações em redes sociais citando os ativos digitais. Ele falou sobre o tema durante uma conversa com a gestora Cathie Wood, CEO da Ark Invest.

Musk tocou no assunto após ser perguntado por Wood — conhecida por investir em empresas de tecnologias emergentes — sobre o potencial de impacto da criptomoeda no atual sistema financeiro. Ao invés de responder diretamente a questão, Musk acabou refletindo sobre aspectos mais amplos.

"Eu não passo muito tempo pensando em criptomoedas, na verdade quase nunca", disse o executivo. "Mas eu penso há muito tempo sobre o dinheiro e sobre a natureza do dinheiro. O que é dinheiro? É realmente um banco de dados para a alocação de recursos", afirmou.

Na visão do bilionário, as moedas fiduciárias são, atualmente, "boas como banco de dados para alocação de recursos”, mas precisam estar baseadas em regras e evitar "muitos abusos" por parte de governos.

  • Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Elon Musk e criptomoedas

Apesar de ter tocado em outros assuntos durante a conversa com Wood, incluindo inteligência artificial, Musk não falou mais sobre criptomoedas. Entretanto, a afirmação do executivo contradiz o seu histórico de participação ativa no ecossistema cripto, e pode sinalizar um afastamento do bilionário.

Musk é associado principalmente ao dogecoin, uma criptomoeda meme que já foi citada e defendida em inúmeras ocasiões pelo bilionário ao longo dos anos. Em julho deste ano, ele chegou inclusive a substituir o símbolo do X, então ainda chamado de Twitter, pelo símbolo do dogecoin.

A compra do Twitter por Musk também animou muitos investidores de criptomoedas, que apostavam que o executivo incluiria as moedas digitais — em especial o dogecoin — como moedas oficiais da rede social para transações.

Desde então, o executivo avançou em seus planos para tornar o X um aplicativo financeiro, com negociação de ativos. Na conversa com Wood, ele confirmou essa intenção e disse que pretende integrar serviços de pagamentos à plataforma, mas não citou a integração com criptomoedas.

Com isso, o bilionário parece estar se afastando dessa classe de ativos. Atualmente, Elon Musk enfrenta um processo bilionário em que é acusado de manipular o preço do dogecoin e lucrar após influenciar investidores a migrar para o ativo por meio de seus comentários no Twitter.

yt thumbnail

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:elon-muskCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Por que as marcas não podem ignorar o blockchain: a transformação da interação com o consumidor

A solução para as barreiras de liquidez global nos investimentos

Investidores institucionais não acreditam em alta do bitcoin no curto prazo, aponta relatório

Dolce & Gabbana é processada nos EUA após problemas em coleção de NFTs

Mais na Exame