Future of Money

Criador de blockchain diz que mercado cripto está perto de "momento ChatGPT"

Executivo do mercado cripto acredita que setor ganhará em breve caso de uso que resultará em uma adoção em massa pela população

Mercado de criptomoedas pode ganhar novos casos de uso (Reprodução/Reprodução)

Mercado de criptomoedas pode ganhar novos casos de uso (Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 9 de maio de 2024 às 16h22.

O executivo Evan Cheng, criador do blockchain Sui, afirmou recentemente que o mercado de criptomoedas poderá ter, em breve, o seu "momento ChatGPT". O termo foi usado por ele para se referir à chegada de um novo caso de uso para a tecnologia blockchain que resultaria na sua adoção em massa.

Cheng é o CEO e um dos fundadores da Mysten Labs, empresa que criou a Sui. A rede foi lançada no ano passado e vem ganhando relevância no mercado cripto. Recentemente, o projeto também anunciou parcerias com a ByteDance, a dona do TikTok, e com o Google.

Em entrevista ao site The Block, o executivo destacou que "uma aplicação matadora está chegando para a Web3". O termo costuma ser usado para um caso de uso da tecnologia que acaba destravando o seu potencial e democratizando sua adoção pela população.

Para Cheng, isso seria equivalente ao que o ChatGPT fez com a inteligência artificial, mostrando o seu potencial e facilitando o acesso, resultando em uma adoção significativa. Na visão dele, esse cenário "chegará em breve" para o mundo das criptomoedas.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Interesse de empresas por blockchain

Ele destacou que o atual ciclo de alta do mercado cripto - mesmo com uma lateralidade e queda nas últimas semanas - ocorre em meio a um interesse crescente das empresas tradicionais em relação à tecnologia blockchain, atingindo um grau nunca antes observado no mercado.

"Nós estamos vendo muito interesse das companhias tradicionais, companhias que antigamente não fizeram nada no ecossistema [cripto] estão agora entrando nele", ressaltou o executivo.

Na visão de Cheng, esse interesse está ligado a um comprometimento das empresas de tecnologia com uma "inovação perpétua". "Elas não estão fazendo isso [adotando blockchain] apenas por publicidade, elas estão ativamente olhando para a Web3 e trabalhando conosco", disse.

Questionado sobre como isso afeta a proposta do mundo cripto de aumentar a descentralização em diversos setores, Cheng comentou que "talvez a descentralização não seja uma ameaça imediata para os modelos de negócio dessas empresas, mas com isso [adoção de blockchain] as grandes companhias acabam durando mais".

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Aproveitem a queda para comprar bitcoin, recomenda investidor milionário

CEO da Dell compartilha meme sobre bitcoin e gera especulação sobre investimento

Bitcoin oferece "imortalidade econômica" e vai valer US$ 10 milhões, diz executivo

Solana despenca com rumores e temor sobre futuro de criptomoedas meme

Mais na Exame