Future of Money

Investidores institucionais não acreditam em alta do bitcoin no curto prazo, aponta relatório

Empresa de análise de mercado afirma que comportamento de investidores do mercado futuro aponta pessimismo

Bitcoin enfrenta lateralidade de preço (Reprodução/Reprodução)

Bitcoin enfrenta lateralidade de preço (Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 17 de maio de 2024 às 18h34.

A empresa de análise de mercado CF Benchmarks divulgou um relatório nesta sexta-feira, 17, em que avalia que os investidores institucionais estão céticos em relação a uma possível retomada do movimento de alta do bitcoin no curto prazo. Apesar de ter apresentado uma recuperação, a criptomoeda segue apresentando lateralidade.

No relatório, analistas pontuam que, apesar de resultados mais positivos sobre a inflação dos Estados Unidos nesta semana, o mercado ainda não superou todas as suas preocupações em torno do tema, o que tem impedido uma superação das barreiras em torno do preço da criptomoeda no curto prazo.

A CF Benchmark analisou dados de negociação do mercado futuro de bitcoin na Bolsa de Chicago, o maior do setor, e identificou que os investidores institucionais seguem operando sem confiança sobre uma possível nova alta da criptomoeda no curto prazo.

"A inclinação da volatilidade, que representa a diferença na volatilidade implícita entre opções de venda e opções de compra fora do dinheiro (OTM), é bastante pronunciada nas opções de prazo mais curto", destacam os analistas, o que indica um pessimismo em relação ao preço do ativo.

Eles pontuam ainda que "a maior volatilidade implícita [demanda] por opções de venda em comparação com opções de compra sugere que os investidores ainda estão cautelosos quanto aos riscos de queda no curto prazo e estão dispostos a pagar um prêmio por opções de venda protetoras".

As opções protetores evitam que os investidores tenham prejuízo caso um ativo desvalorize até um determinado preço. E a demanda por esse tipo de derivativo indica que os investidores ainda não esperam uma alta do bitcoin no curto prazo, pelo contrário.

Foco no longo prazo

Ao mesmo tempo, a análise de negociações no mercado futuro aponta que os investidores institucionais estão ficando mais otimistas em relação ao futuro do bitcoin. O interesse por opções de compra do ativo para preços com foco no longo prazo aumentou nos últimos dias.

Além disso, a volatilidade nas negociações e preços das opções de longo prazo caiu, segundo a CF Benchmarks. "Isto pode ser interpretado como um sinal do crescente envolvimento institucional, uma vez que estes investidores têm muitas vezes uma visão mais matizada do mercado e são menos propensos a oscilações extremas de sentimento", diz a empresa.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Aproveitem a queda para comprar bitcoin, recomenda investidor milionário

CEO da Dell compartilha meme sobre bitcoin e gera especulação sobre investimento

Bitcoin oferece "imortalidade econômica" e vai valer US$ 10 milhões, diz executivo

Solana despenca com rumores e temor sobre futuro de criptomoedas meme

Mais na Exame