Future of Money

Criador da Ethereum critica criptomoedas meme de celebridades

Vitalik Buterin opinou sobre o token Mother Iggy de Iggy Azalea, potencialmente levando a tendência das criptomoedas de celebridades em direção à criação de valor sustentável

 (Bloomberg/Getty Images)

(Bloomberg/Getty Images)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 7 de junho de 2024 às 09h30.

Tudo sobreCriptomoedas
Saiba mais

O recente aumento no lançamento de criptomoedas meme de celebridades deixou Vitalik Buterin insatisfeito. O cofundador do Ethereum acredita que o objetivo de um projeto deve ser que, mesmo se os tokens eventualmente se tornarem sem valor, o participante médio ainda se sinta satisfeito e feliz por ter participado.

Em uma postagem no X de 5 de junho, Buterin disse que a monetização só é justificada se servir a um propósito que traga valor à sociedade, como melhorar a saúde, apoiar software de código aberto e promover arte e criatividade.

Sua declaração veio em resposta a uma postagem sobre a possibilidade do token Mother Iggy (MOTHER) de Iggy Azalea se tornar o precursor desta fase de experimentos de celebridades, se conseguir criar valor sustentável.

 

"Estou me sentindo meio descontente com a 'experimentação com celebridades deste ciclo' até agora. 'Financialização como meio para um fim', posso respeitar se o fim valer a pena (saúde, software de código aberto, arte, etc). Financialização como produto final, Stoner Cats de Ashton e Mila foi muito mais honroso do que qualquer coisa que vimos nesta era de criptomoeda meme de celebridades de 2024 - pelo menos houve um show real sendo financiado. Como podemos levar as coisas para uma direção melhor?", publicou Buterin em sua conta no X (antigo Twitter).

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Tokens de celebridades são ativos digitais ou criptomoedas criados e endossados por celebridades. Eles aproveitam a popularidade da celebridade para impulsionar o interesse e o investimento, muitas vezes integrando-se ao ecossistema mais amplo de criptomoedas.

Lista de critérios “dignos” de Buterin

Buterin explicou que o projeto Stoner Cats de Ashton Kutcher e Mila Kunis era muito mais respeitável do que qualquer coisa vista na tendência de criptomoedas meme de celebridades de 2024. Ele disse: “Pelo menos Stoner Cats financiou um programa real, enquanto as criptomoedas meme carecem de substância e propósito.”

O fundador do Ethereum forneceu uma lista de características que um projeto de criptomoeda de celebridade deve ter para ganhar seu respeito. Como parte da lista, Buterin disse que o projeto deve ter um objetivo claro de benefício público além de apenas enriquecer a celebridade e os primeiros investidores.

Em relação aos projetos de tokens de celebridades, Buterin disse que prefere aqueles que tenham longevidade, idealmente com duração de mais de 10 anos, em vez daqueles que ganham popularidade temporária por alguns meses e depois são esquecidos. Ele disse que valoriza projetos sustentáveis e de longo prazo em vez de tendências de curta duração.

Buterin explicou que um token de celebridade deve incluir recursos envolventes além da simples negociação. Embora ele não goste de organizações autônomas descentralizadas (DAOs) com votação por token, ele disse que elas pelo menos proporcionam atividades e um senso de comunidade para as pessoas, e que o DAO não deve ditar a agenda, mas deve ter algum grau de influência.

Criptomoedas meme de celebridades

Azalea lançou o token MOTHER em 28 de maio, dando continuidade a uma tendência de semanas de celebridades lançando criptomoedas meme na Solana. Caitlyn Jenner, os rappers Soulja Boy e Rich The Kid, e modelos de conteúdo adulto Kazumi e Ivana Knöll também lançaram tokens recentemente.

Algumas dessas celebridades reclamaram após o lançamento que foram enganadas pelo empresário Sahil Arora. Em resposta, Arora negou qualquer irregularidade nos lançamentos de tokens. Azalea afirmou em 28 de maio que seu lançamento de token não teve nada a ver com Arora.

O recém-lançado token meme de Davido, estrela do afro-pop, DAVIDO, também atraiu críticas da comunidade cripto nigeriana. Alguns membros da comunidade especularam que uma venda em massa de tokens poderia fazer parte dos seus planos.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok  

Leia mais

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosEthereum

Mais de Future of Money

União Europeia vai apoiar projeto que usa blockchain para criar soluções de sustentabilidade

ETFs de Ethereum podem atrair US$ 10 bilhões e levar cripto à máxima histórica, diz analista

Show com Lauryn Hill e Mano Brown no Allianz Parque lança NFTs comemorativos

Governo da Alemanha conclui vendas de bitcoin e soma R$ 15 bilhões arrecadados

Mais na Exame