Future of Money

Criador da Apple: bitcoin é "matematicamente puro" e pode mudar o mundo

Para Steve Wozniak, que fundou a Apple com Steve Jobs, criptomoedas têm potencial para mudar o mundo e serão usadas no dia a dia, mas governos podem barrar inovação

Steve Wozniak acredita que criptomoedas vão ser usadas no dia a dia e cita características do bitcoin (Openspace/Divulgação)

Steve Wozniak acredita que criptomoedas vão ser usadas no dia a dia e cita características do bitcoin (Openspace/Divulgação)

GR

Gabriel Rubinsteinn

Publicado em 1 de novembro de 2021 às 13h24.

Última atualização em 1 de novembro de 2021 às 15h46.

O cofundador da Apple, Steve Wozniak, falou sobre o mercado de criptoativos em entrevista no final da última semana. Entre vários elogios ao bitcoin e outros ativos digitais, o lendário especialista em tecnologia também citou suas preocupações com o setor.

Wozniak questionou o fato do governo deter o controle sobre a oferta de dólares, imprimindo ou tomando empréstimo conforme desejar, e citou o bitcoin como contraponto: "O bitcoin não é controlado por alguma companhia. É apenas matematicamente puro. E eu acredito na natureza acima dos humanos".

Na entrevista ao Yahoo Finance, ele também afirmou que os criptoativos oferecem "uma série de promessas" e têm potencial para mudar modelos de negócios e outros elementos da sociedade, citando inclusive as eleições, que poderiam usar sistemas em blockchain.

Wozniak também afirmou que acredita que as criptomoedas serão usadas no dia a dia. “Sim, eu acredito que o mercado cripto será usado efetivamente", falou.

Por outro lado, Wozniak afirma temer pelo futuro do setor, que poderia, segundo ele, sofrer enorme pressão de governos por permitir maior autonomia dos usuários. "Cripto tem um pouco de anonimato, e não sei se isso é certo... eu acho que tudo que você faz na vida deveria ser algo como levantar e dizer 'então, isso sou eu fazendo esta transação'. Com cripto, é difícil rastrear quem está fazendo o quê. Mas é possível, sim".

"Adoro quando pessoas como [o CEO do Twitter] Jack Dorsey falam sobre como cripto deveria estar no centro das transações de negócios. O problema é que o governo nunca vai permitir que isso esteja fora de seu controle. Se chegar ao ponto de tudo ser feito com cripto e não passar pelo governo para observação e taxação e tudo mais, os governos vão simplesmente proibir. Eles não vão abrir mão de seu poder", completou, com opinião parecida com a do megainvestidor Ray Dalio, que já demonstrou entusiasmo com o bitcoin, mas também enxerga o sucesso do setor como um problema com governos e reguladores.

Wozniak já demonstrou interesse nas criptomoedas algumas vezes, inclusive criando a Efforce, uma empresa em blockchain, que quer ser a primeira plataforma descentralizada para desenvolvimento de inovações relacionadas à sustentabilidade. A empresa tem seu criptoativo próprio, cujo preço se multiplicou após o lançamento.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube

Acompanhe tudo sobre:AppleBitcoinBlockchainCriptoativosCriptomoedasSteve Wozniak

Mais de Future of Money

Stablecoins: o dólar digital sem fronteiras?

ETFs de cripto: entendendo a tese de investimento em ativos digitais para 2025

Fundador do LinkedIn diz que bitcoin valerá US$ 200 mil em 2025 e que investiu no ativo em 2013

"Drex é o início da tokenização do sistema bancário", diz Campos Neto em despedida do BC