Future of Money

Blockchain e tokenização podem colaborar na transformação digital do Brasil, diz Anbima

Eric Altafim, diretor da Anbima, disse que duas tecnologias podem fazer a diferença no processo de transformação digital dos mercados financeiro e de capitais: blockchain e, dentro dela, a tokenização de ativos

 (Reprodução/Reprodução)

(Reprodução/Reprodução)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 14 de junho de 2024 às 11h06.

Última atualização em 14 de junho de 2024 às 11h25.

Tudo sobreTokenização
Saiba mais

Eric Altafim, diretor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), disse, durante a Sustainability Week 2024, que duas tecnologias podem fazer a diferença no processo de transformação digital dos mercados financeiro e de capitais: blockchain e, dentro dela, a tokenização de ativos, conhecido também como tokens RWA.

“Fazer a transformação digital não é digitalizar o processo; a liderança precisa estar ciente do que as tecnologias são capazes de oferecer para combinar com seus negócios e fazer uma transformação verdadeira. Quando olho para o mercado de capitais, o blockchain vai permitir fazer uma desintermediação mais forte, baratear os custos do processo”, disse Altafim.

Segundo o diretor da Anbima, é preciso combinar as visões de negócios e de tecnologia para que existam processos que vão transformar verdadeiramente o sistema financeiro.

O evento, organizado pelo BID Invest com apoio da Anbima, é um dos principais de sustentabilidade na América Latina e Caribe e está acontecendo em Manaus até o dia 13. Altafim participou de painel ao lado de Daniel Maeda, diretor da CVM; Carolina Rivas, CIO da Tembici; David Brogeras, head de Digital Transformation Advisory Services no IDB Invest; e Bernardo Srur, CEO da ABCripto.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

“A tokenização é uma tecnologia que, bem estruturada, é mais barata e dá mais transparência, pois o regulador verá todas as informações lá dentro. Ela permite acessar clientes menores e fazer a tão sonhada democratização do mercado de capitais. Isso é usar a tecnologia para resolver uma dor do mercado”, complementa Altafim.

Drex e tokens RWA

Dentro do ecossistema de tokenização e tokens RWA, o Drex, CBDC do Banco Central do Brasil, é um dos principais projetos atualmente em andamento para integrar a economia digital com o mercado financeiro tradicional.

Recentemente o BC adiou o lançamento do Drex, previsto inicialmente para o fim de 2024, para, possivelmente final de 2025, começo de 2026, devido a problemas identificados nas soluções atuais de privacidade apresentadas durantes os testes da CBDC.

O Banco Central do Brasil também está explorando a possibilidade de vincular a identidade digital do Drex à plataforma Gov.br. Essa integração visa simplificar e padronizar as credenciais digitais dos cidadãos, proporcionando uma experiência mais integrada e eficiente.

Segundo explicou Fábio Araújo, coordenador do Drex no Banco Central, durante o 4º Congresso Brasileiro de Internet, a proposta do BC é padronizar a identidade das pessoas dentro do ambiente digital e facilitar o acesso aos serviços públicos. No entanto, esta proposta esbarra atualmente na interoperabilidade dos dados, na base e uso das diferentes informações sobre os indivíduos.

"As credenciais ainda estão em fase de discussão, porque é um problema muito complexo. Quando você pensa em identidade digital, identidade é uma coisa global. Não é só a vida financeira da pessoa que está na identidade. Então isso ultrapassa o escopo do Banco Central", disse Araújo.

Segundo o coordenador do Drex, atualmente as pessoas têm sua identidade financeira, identidade de saúde, de educação, entre outras usadas por diferentes ministérios para prover diferentes serviços.

"O ideal é não ter uma identidade para o setor financeiro, uma identidade para o setor educacional, uma identidade para o setor de saúde, mas uma entidade que promova isso, e pode ser a partir do Gov.br, que tem avançado bastante", afirmou.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok  

Leia mais

Acompanhe tudo sobre:AnbimaTokenizaçãoBlockchain

Mais de Future of Money

Bancos gastam 25 vezes mais que fintechs com segurança digital, mas perdem 5 vezes mais em fraudes

Criptomoedas não são afetadas por apagão cibernético e usuários elogiam blockchain

Criptomoedas meme e de IA lideraram mercado cripto no 2º trimestre, mostra relatório

BCE realiza primeiro teste de tokenização de títulos privados com banco

Mais na Exame