Future of Money

Blockchain BNB aumenta participação no mercado de contratos inteligentes para 46%

Relatório da Binance destaca que indústria blockchain teve "crescimento significativo" no setor de smart contracts nos últimos anos

Contratos inteligentes são possíveis graças à tecnologia blockchain (Getty Images/Reprodução)

Contratos inteligentes são possíveis graças à tecnologia blockchain (Getty Images/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 8 de agosto de 2023 às 15h30.

Última atualização em 8 de agosto de 2023 às 15h30.

A corretora de criptomoedas Binance divulgou um relatório nesta semana sobre o desempenho do mercado de contratos inteligentes - que são armazenados nas redes blockchain e contém programações para cumprir determinadas funções. O levantamento indica que o segmento é quase que inteiramente dominado por duas redes.

Os dados reunidos pela Binance mostram que o blockchain BNB Chain teve uma expansão na sua participação de mercado referente ao número total de contratos inteligentes verificados. No segundo trimestre de 2023, essa fatia passou para 46,5%, ante 38% no início do último trimestre.

Já a Ethereum é a segunda maior rede do segmento, com uma participação de mercado que subiu de 31% no início de abril para 31,3% no final de junho. Combinadas, as duas redes controlam quase 90% do segmento, mostrando a importância dos projetos para o mercado.

Dentre os outros blockchains analisados, a Binance aponta que a Polygon "demonstrou resiliência" em relação ao número de contratos inteligentes, mantendo uma fatia de mercado variando entre 10% a 12% ao longo do trimestre. Já a Fanton teve uma queda gradual, chegando a 1,4% ao fim do trimestre.

Outras redes que mostraram estabilidade foram a Avalanche e a Optimism, com fatias variando entre 2,2% a 2,7% e 1,2% a 1,5%, respectivamente. Um projeto que também teve ganhos foi a Arbitrum chegando a picos de 4,5% de participação de mercado em junho.

yt thumbnail

Desempenho no trimestre

"A indústria de blockchain testemunhou um crescimento significativo em aplicações de contratos inteligentes ao longo dos anos. Os contratos inteligentes permitem a execução descentralizada e automatizada de acordos, garantindo transparência e confiança entre os participantes", destaca a Binance no relatório.

A corretora de criptomoedas observou ainda que "apesar das condições de baixa do mercado no segundo trimestre de 2023, com a diminuição do financiamento de capital de risco fluindo para o espaço, o número de contratos inteligentes verificados continuou a aumentar, ressaltando a resiliência do setor e a crescente demanda por soluções baseadas em blockchains".

O relatório aponta que, no segundo trimestre deste ano, houve uma "crescente importância dada à segurança, confiabilidade e escalabilidade no ecossistema blockchain, conforme evidenciado pelo aumento nas atividades verificadas de contratos inteligentes em vários blockchains".

Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainWeb3Ethereum

Mais de Future of Money

Stablecoins: o dólar digital sem fronteiras?

ETFs de cripto: entendendo a tese de investimento em ativos digitais para 2025

Fundador do LinkedIn diz que bitcoin valerá US$ 200 mil em 2025 e que investiu no ativo em 2013

"Drex é o início da tokenização do sistema bancário", diz Campos Neto em despedida do BC