Exame Logo

Binance chega a 150 milhões de usuários com revezes e avanços ao redor do mundo

Corretora de criptomoedas enfrenta processos nos EUA e se retirou de mercados europeus, mas ganhou espaço em outros países

Binance é a maior corretora de criptomoedas do mundo (Reprodução/Unsplash)
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 4 de agosto de 2023 às 17h40.

Última atualização em 4 de agosto de 2023 às 18h30.

A corretora de criptomoedas Binance atingiu nesta semana uma marca importante: 150 milhões de usuários registrados em sua plataforma. O número confirma a posição de liderança da empresa entre as exchanges , mas também foi atingido em um momento incerto para a companhia, que tem de um lado avanços importantes em grandes mercados e, ao mesmo tempo, reveses significativos.

O recorde foi compartilhado pela Binance em suas redes sociais, agradecendo os seus investidores por "se juntar a nós nesta jornada para aumentar a liberdade do dinheiro". Em nota enviada à EXAME, a corretora explicou que não detalha números regionais, e por isso não poderia fornecer dados referentes ao seu total de clientes no Brasil.

Veja também

Entretanto, ela destacou que o país "é um mercado extremamente relevante para a exchange, um dos dez maiores do mundo, e tem investido e expandido serviços para os usuários locais, bem como contribuído para o desenvolvimento do ecossistema blockchain e cripto no país". Ela elogiou, ainda, a aprovação do Marco Legal das Criptomoedas , que entrou em vigor em junho deste ano.

Ela avalia que a lei é a primeira "para dar as diretrizes às provedoras de serviços de ativos digitais no país, indicando o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários como reguladores desta indústria. Isso coloca o Brasil em posição de vanguarda nas discussões sobre a regulação do setor. Ao reconhecer a importância da indústria cripto, blockchain e Web3, o governo reforça o potencial que essa tecnologia tem de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da maior economia da América Latina".

O crescimento da Binance ocorreu após a exchange ter conseguido autorizações para operar em dois mercados importantes: o Japão e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. No caso do Japão, a operação foi iniciada após a aquisição de uma corretora nacional. Já em Dubai, foi concedida uma autorização para operação própria da empresa.

Problemas da Binance com reguladores

Ao mesmo tempo, as últimas semanas trouxeram notícias negativas para a corretora de criptomoedas, que passou a enfrentar processos e decidiu encerrar operações em diferentes mercados. A Binance encerrou solicitações de licença na Áustria e na Alemanha e decidiu encerrar operações na Holanda, Chipre e Reino Unido .
A exchange também foi ordenada pelo regulador da Bélgica a cessar suas operações no país. Ela atribuiu as decisões a um esforço para se adequar à nova regulamentação da União Europeia para o mercado cripto, a MiCA, que deve entrar em vigor ao longo de 2024.

Mas a Binance também enfrenta processos em diversos países, incluindo nos Estados Unidos, onde foi processada junto com seu CEO . A SEC acusa a corretora de criptomoedas de ter ofertado ilegalmente valores mobiliários e de ter realizado ações para burlar os reguladores do país e misturar fundos de clientes com os da própria empresa.

Em março deste ano, a empresa e seu CEO, Changpeng Zhao, também foram processados pela Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês) e acusados de terem oferecido ilegalmente a seus clientes a opção de negociar contratos futuros de criptomoedas.

Há possibilidade, ainda, de um processo pelo Departamento de Justiça no país . A Binance também se tornou alvo de um processo em andamento no Canadá , mas a empresa anunciou que vai encerrar operações no país após a aprovação de uma nova regulamentação para o mercado cripto. Além disso, a empresa estaria sendo investigada por autoridades da França .

No Brasil, a corretora de criptomoedas também enfrenta problemas jurídicos. Atualmente, ela negocia um termo de compromisso com a Comissão de Valores Mobiliários enquanto enfrenta um processo semelhante ao dos EUA, com acusação de ter ofertado ilegalmente contratos futuros de bitcoin. Em todos os casos, a Binance destacou que, desde então, investiu em medidas de compliance para garantir o cumprimento das leis de cada país e evitar práticas que resultaram nos problemas jurídicos atuais.

A melhor experiência e atendimento em português. Ninguém merece consultar o tradutor online enquanto tem problemas com o suporte, por isso, a Mynt tem atendimento humanizado 24 horas e em português.Abra sua contae tenha uma experiência única ao investir em crypto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame