Exame Logo

A tokenização irá ditar o futuro e poucos sabem disso

A IA generativa captou a atenção do mundo por seu impacto potencial na economia e além. Outro fenômeno igualmente importante que tem passado despercebido é a tokenização

Smart city and Meta verses concept, Motion Futuristic Neon light with Aerial view modern cityscape for data network connection technology concept, blockchain decentralized technology concept, global communication technology concept (Getty Images/Reprodução)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 31 de março de 2024 às 11h00.

Por Mel Gelderman*

Algumas semanas após a aprovação do ETF do bitcoin, Larry Fink, CEO da Blackrock, mencionou que “A tokenização é o futuro da próxima geração”, enquanto o Conselho de Estabilidade Financeira destacou a tokenização junto com a IA e os ativos digitais como principais áreas de foco para os ministros das finanças que compõem o conselho do G20.

Enquanto alguns avanços tecnológicos podem não chamar imediatamente a atenção pública, sua importância se torna inegável à medida que revolucionam indústrias inteiras. Isso é especialmente verdadeiro para as criptomoedas e sua influência no sistema financeiro global.

Veja também

A aprovação do ETF em janeiro significou o reconhecimento institucional e a legitimação do bitcoin e, consequentemente, de toda uma indústria.

No momento da escrita, a capitalização de mercado das criptomoedas era de 2,3 trilhões de dólares. Esta indústria próspera abriga algumas das mentes mais brilhantes de nossa geração, que estão naturalmente desenvolvendo soluções que mudarão o mundo com base na tecnologia blockchain, com a tokenização em seu núcleo.

Mas, afinal, o que é tokenização e por que é tão importante?

Essencialmente, os tokens representam propriedade, participações ou direitos em ativos do mundo real –como obras de arte, imóveis ou outros ativos valiosos – que são transferidos, armazenados e gerenciados dentro de uma blockchain, fornecendo total transparência.

As implicações da tokenização são enormes; os direitos musicais poderiam ser tokenizados oferecendo uma alternativa aos serviços de assinatura, permitindo que indivíduos possuam e negociem tokens representando músicas de um artista específico ou tempo de audição.

Imagine passar por uma praia, avistar um jet ski e poder usar tokens para garantir instantaneamente os direitos de uso.

Quando combinada com Inteligência Artificial e hardware avançado (pense no Apple Vision Pro), a tokenização abre portas para um futuro radicalmente diferente, transformando como interagimos com os mundos físico e digital para a criação de uma nova realidade.

*Mel Gelderman é CEO da token.com, aplicativo que permite acesso ao mercado de tokens.

Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás:abra sua conta na Mynte invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:TokenizaçãoBlockchain

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame