Procedimento acontece nesta quinta-feira, 19 de dezembro ( Federico Peretti/NurPhoto /Getty Images)
Repórter
Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 11h02.
Última atualização em 19 de dezembro de 2024 às 11h09.
A Conmebol realiza, nesta quinta-feira, o sorteio dos confrontos iniciais da Libertadores 2025. Bahia e Corinthians representam o Brasil no evento, enquanto o Boca Juniors, vice-campeão de 2023, é o único time argentino na disputa.
Os potes foram organizados com base no ranking da Conmebol, divulgado nesta semana. A pré-Libertadores conta com três etapas, mas os times brasileiros entram apenas na segunda fase, enfrentando dois duelos eliminatórios para tentar vaga na fase de grupos.
Na primeira fase, não participam equipes do Brasil ou da Argentina. No mesmo dia, acontece o sorteio da fase preliminar da Copa Sul-Americana, que, no entanto, não inclui clubes brasileiros.
Das 47 equipes que disputam a Pré-Libertadores, seis começam na primeira fase, divididas em três confrontos. Os vencedores avançam para a segunda etapa e passam a integrar o Pote 2.
Nessa fase, Bahia e Corinthians, posicionados no Pote 1, podem enfrentar qualquer um desses classificados. Apesar de não se enfrentarem na segunda fase, o sorteio pode abrir caminho para um possível duelo entre os brasileiros na terceira etapa.
Os duelos da segunda fase serão disputados em jogos de ida e volta. As equipes do Pote 1, com melhor posição no ranking da Conmebol, terão a vantagem de decidir a vaga em casa. O Corinthians ocupa o 18º lugar no ranking, enquanto o Bahia está na 77ª posição.
Na terceira e última fase, oito equipes avançam, e um novo sorteio será realizado para definir os confrontos. Os vencedores garantirão vaga na fase de grupos da Libertadores.
O sorteio da Pré-libertadores acontece nesta quinta-feira, 18, às 12h, na Sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. O procedimento será transmitido no Disney+ e Globo Esporte.