Sorteio da Primeira Fase da Copa Betano do Brasil 2023 (Thais Magalhães/CBF/Divulgação)
André Martins
Publicado em 8 de fevereiro de 2023 às 17h52.
A CBF realizou nesta quarta-feira, 8, o sorteio da primeira fase da Copa do Brasil 2023. Os jogos estão previstos para ocorrer entre os dias 22 de fevereiro e 1 de março.
Os confrontos foram definidos conforme critérios estabelecidos pelo Departamento de Competições da entidade. Os 80 clubes classificados para a primeira etapa do torneio foram divididos em oito potes, com dez equipes em cada, identificados de A até H, seguindo o Ranking Nacional de Clubes (RNC). Os dez times melhores ranqueados integram o pote A, os dez seguintes ocupam o pote B e assim por diante até chegar ao pote H. Os 40 confrontos sorteados respeitam a seguinte regra: A x E, B x F, C x G e D x H. Os vencedores dos Grupos 1 e 2 se enfrentam na segunda fase da competição. A regra se repete aos times dos Grupos 3 e 4 e assim sucessivamente.
O formato da fase será em jogo único, com o mandante sendo o time com posição inferior no Ranking Nacional de Clubes. Vitórias simples garantem o time na próxima fase da competição mais democrática do Brasil, e o time visitante tem a vantagem do empate.
Entre os clubes da Série A do Brasileirão, o Grêmio, pentacampeão da competição, vai enfrentar o Campinense-PB. O Botafogo, que busca o título inédito da Copa do Brasil, começa sua caminhada contra o Sergipe. Campeão em 2011, o Vasco estreia contra o Trem do Amapá, e o Santos terá pela frente o Ceilândia-DF pela frente.
Chave 1
Chave 2
Chave 3
Chave 4
Chave 5
Chave 6
Chave 7
Chave 8
Chave 9
Chave 10
Chave 11
Chave 12
Chave 13
Chave 14
Chave 15
Chave 16
Chave 17
Chave 18
Chave 19
Chave 20
Além das 80 equipes iniciais, outras 12 já estão pré-classificadas para iniciar a competição a partir da terceira fase da Copa do Brasil. Seis delas - Atlético-MG, Fortaleza, Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR, Internacional, Corinthians e Fluminense - disputam a Libertadores deste anos, e as demais são as equipes de São Paulo (9ª colocada na Série A do Campeonato Brasileiro), Cruzeiro (campeão da Série B), Sport, (vice-campeão da Copa do Nordeste) e Paysandu (campeão da Copa Verde).
Este ano a Copa do Brasil terá uma premiação recorde, com aumento no valor das cotas em todas as fases. O valor total será de R$ 420 milhões distribuídos ao longo da competição. O campeão poderá faturar até até R$ 91,8 milhões, caso faça parte do Grupo I e dispute todas as fases da competição.