Flamengo (Flamengo/Divulgação)
Agência de notícias
Publicado em 6 de julho de 2023 às 11h03.
O atacante Bruno Henrique deu mais uma prova de que começa a recuperar sua melhor forma ao marcar o gol que garantiu a vitória de 2 a 1 do Flamengo sobre o Athletico-PR, na noite desta quarta-feira, 5, no estádio do Maracanã, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil.
O resultado garante uma vantagem mínima para o time comandado pelo técnico argentino Jorge Sampaoli na volta, que será disputada a partir das 21h30 (horário de Brasília) da próxima quarta-feira (12) na Arena da Baixada, em Curitiba. O empate é do Flamengo. Em caso de triunfo do Furacão por um gol de diferença, a vaga será definida nas penalidades máximas. Para avançar nos 90 minutos, o time do Paraná terá que triunfar com uma vantagem de dois ou mais gols.
Jogando fora de casa, o Athletico-PR mostrou que é um time muito perigoso, ao abrir o placar logo aos seis minutos do primeiro tempo, quando Vitor Roque ganhou disputa pelo alto com Pulgar e Canobbio aproveitou para partir em velocidade e bater na saída de Matheus Cunha. A partir daí a pressão do time da Gávea aumentou muito, mas o placar só voltou a ser alterado na etapa final.
O empate veio aos 9 minutos do segundo tempo, com o centroavante Pedro em cobrança de pênalti. Porém, o herói da noite foi Bruno Henrique, que, após entrar em campo aos 20 minutos, marcou o gol da vitória cinco minutos depois, quando, após Arrascaeta levantar a bola na área, ganhou no alto de Fernandinho para cabecear para vencer o goleiro Bento.
Este gol decisivo é mais uma prova de que o atacante começa a recuperar sua melhor forma após ficar 10 meses afastado dos gramados para se recuperar de uma grave lesão no joelho direito.
Graças a um belo gol do lateral Rafinha, o São Paulo bateu o Palmeiras por 1 a 0 no estádio do Morumbi também nesta quarta. A vitória dá ao Tricolor a vantagem de conseguir a classificação mesmo com um empate na próxima quinta-feira (13) no Allianz Parque. Vitória do Verdão por um gol de diferença leva para os pênaltis. O time do técnico português Abel Ferreira só garante a classificação nos 90 minutos em caso de triunfo por dois ou mais gols de diferença.
Em um Choque-Rei muito disputado com oportunidades de lado a lado, o lance capital aconteceu aos 36 minutos da etapa final, quando Wellington Rato rolou para Rafinha, que acertou uma bomba que morreu no ângulo do gol defendido por Weverton.
Outra equipe a triunfar pelo placar mínimo foi o América-MG, que derrotou o Corinthians por 1 a 0 na Arena Independência, em Belo Horizonte. O resultado foi importante para o Coelho, que, jogando em Itaquera na volta no dia 15, se classifica até mesmo com uma igualdade.
Com a bola rolando, o Timão fez uma boa apresentação, com volume de jogo e chances claras marcadas, mas faltou competência para colocar a bola no fundo do gol. Já o América-MG foi eficiente aos 31 minutos do primeiro tempo, quando o volante Juninho recebeu passe em profundidade para ficar livre para bater na saída do goleiro Cássio.
As primeiras equipes a entrarem em campo pelas quartas de final da Copa Libertadores foram Bahia e Grêmio, que ficaram no 1 a 1 em partida disputada na noite da última terça-feira, 4, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Após este resultado, quem vencer na volta, que será disputada a partir das 19h da próxima quarta-feira em Porto Alegre, fica com a vaga nas semifinais. Em caso de nova igualdade a classificação será definida na disputa de pênaltis.
Jogando em casa, o Bahia dominou as ações e saiu na frente logo no primeiro minuto do segundo tempo, após rápida jogada de contra-ataque, na qual Ademir cruzou rasteiro para Everaldo, que bateu colocado para superar Gabriel Grando. Mas o Tricolor, que não contou com o uruguaio Luis Suárez (que sentiu um incômodo no aquecimento) conseguiu arrancar o empate já nos acréscimos com Cuiabano.