Esporte

Palmeiras vence Fluminense e é “campeão” do Brasileirão 2023

Com 1 gol de Breno Lopes, o alviverde praticamente garante o primeiro lugar do Brasileirão pelo segundo ano consecutivo

Palmeiras: time está em primeiro lugar no Brasileirão.  (Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação)

Palmeiras: time está em primeiro lugar no Brasileirão. (Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 3 de dezembro de 2023 às 18h06.

Última atualização em 7 de dezembro de 2023 às 16h33.

O Palmeiras está muito próximo de ser o campeão brasileiro após vencer o Fluminense por 1x0 neste domingo, 3, no Allianz Parque. Com um gol de Breno Lopes, o alviverde praticamente garante o primeiro lugar do Brasileirão pelo segundo ano consecutivo, com 69 pontos.

Tudo será decidido, definitivamente, na quarta-feira, 6, na partida contra o Cruzeiro. Para o cenário mudar, o Atlético-MG, segundo colocado no momento, deverá marcar 8 gols até o final do campeonato.

A única possibilidade matemática seria se o Palmeiras perdesse a partida contra o Cruzeiro e o Atlético-MG vencesse o último jogo com 8 gols de diferença contra o Bahia, também na quarta-feira.

Neste domingo, 3, mesmo com um saldo de 1 gol contra o Fluminense, o Palmeiras teve dois gols anulados no primeiro tempo do jogo. Um dos gols foi anulado após Endrick tocar na bola com a mão na origem da jogada. O segundo, por saída da bola antes do cruzamento de Marcos Rocha.

O primeiro gol foi marcado após 30 minutos de jogo, no primeiro tempo, por Breno Lopes. Já no segundo tempo, o Fluminense sofreu o segundo revés com a expulsão de Justen.

Polêmica na arbitragem

Ainda no primeiro tempo do jogo, o juiz Bráulio da Silva Machado e o sistema de arbitragem cancelaram um gol do Palmeiras, o que gerou críticas nas redes sociais. Alguns disseram que tudo dependia do ângulo que fosse analisada a jogada. Outros, concordam com a decisão do juiz e do VAR.

Próximo ao fim do primeiro tempo, Marcos Rocha efetuou um cruzamento para Breno Lopes, que conduziu a bola para as redes. Entretanto, o VAR argumentou sobre a saída da bola pela linha de fundo, levando Bráulio a invalidar o gol. Já no início do jogo, o árbitro de vídeo havia anulado outro gol do atacante.

Atmosfera de campeão

O clima no Allianz Parque ainda no final da partida já era como se o Palmeiras tivesse levado o título neste domingo, pela décima segunda vez na história. A torcida cantou o hino do time durante os sete minutos dos acréscimos. Nas redes sociais, os torcedores também já consideram o time como vencedor.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:PalmeirasBrasileirãoFluminense

Mais de Esporte

Com saída da Betano, H2Bet é a nova patrocinadora máster do Atlético-MG

Sorteio da Pré-Libertadores 2025: Corinthians e Bahia representam o Brasil

Sorteio da Pré-Libertadores 2025: veja horário e onde assistir ao vivo

Quanto a campanha da torcida do Corinthians diminuiu a dívida do clube?