Exame Logo

Relembre as últimas campanhas do Brasil em Olimpíadas

Desempenho consistente e crescimento nas competições colocam o Brasil cada vez mais perto do top 10

Futebol masculino foi um dos responsáveis pela melhor campanha da história do Brasil em Jogos Olímpicos. (IZIANA FABI/Getty Images)
Fernando Olivieri

Redator na Exame

Publicado em 1 de julho de 2024 às 13h05.

Última atualização em 1 de julho de 2024 às 13h16.

Desde os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, o Brasil tem mostrado um crescimento significativo em seu desempenho nas competições. Com uma trajetória marcada por vitórias emocionantes e conquistas históricas, o país vem consolidando sua presença no cenário esportivo mundial. A evolução das modalidades esportivas e o aumento do número de atletas qualificados refletem a dedicação e o investimento no esporte brasileiro.

Neste contexto, é importante relembrar as campanhas olímpicas do Brasil, destacando as conquistas e os desafios enfrentados ao longo das últimas décadas. A seguir, apresentamos um resumo da participação do Brasil nas Olimpíadas de Barcelona 1992 até Tóquio 2020, detalhando o número de medalhas conquistadas em cada edição.

Veja também

Barcelona 1992

Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, o Brasil conquistou três medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata. O destaque foi a equipe masculina de vôlei, que conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil na modalidade. Rogério Sampaio também levou o ouro no judô.

Atlanta 1996

Em Atlanta, 1996, o Brasil aumentou seu número de medalhas, conquistando 15 ao todo: três de ouro, três de prata e nove de bronze. Os destaques foram o ouro no vôlei de praia feminino (Jaqueline Silva e Sandra Pires), no iatismo com Robert Scheidt, e a dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira. As pratas foram no basquete feminino e na natação com Gustavo Borges. Os bronzes foram distribuídos entre várias modalidades, incluindo o judô, atletismo e vôlei feminino.

Sydney 2000

Nos Jogos de Sydney, em 2000, o Brasil conquistou 12 medalhas: seis de prata e seis de bronze. Entre os destaques, estão as pratas de Tiago Camilo e Carlos Honorato, no judô, e no 4x100m masculino, com o quarteto Vicente de Lima, Édson Ribeiro, André da Silva e Claudinei da Silva.

Atenas 2004

Em Atenas, 2004, o Brasil conquistou dez medalhas: cinco de ouro, duas de prata e três de bronze. Os destaques foram o ouro no vôlei de praia com Ricardo e Emanuel, na vela com Robert Scheidt, e no hipismo com Rodrigo Pessoa. As pratas vieram no futebol feminino e no vôlei de praia feminino. Os bronzes foram conquistados no judô e na maratona com Vanderlei Cordeiro de Lima.

Pequim 2008

Nos Jogos de Pequim, 2008, o Brasil conquistou 17 medalhas: três de ouro, quatro de prata e dez de bronze. Os ouros vieram do vôlei feminino, do nadador Cesar Cielo nos 50m livre e Maurren Maggi no salto em distância. As pratas foram conquistadas no futebol feminino, no vôlei masculino e no iatismo. Os bronzes foram distribuídos entre várias modalidades, incluindo o judô, o atletismo e o taekwondo.

Londres 2012

Em Londres, 2012, o Brasil conquistou 17 medalhas: três de ouro, cinco de prata e nove de bronze. Os destaques foram o ouro no judô com Sarah Menezes, na ginástica artística com Arthur Zanetti e no vôlei feminino. As pratas vieram no vôlei masculino, no futebol masculino, e no boxe com Esquiva Falcão. Os bronzes foram conquistados no judô, boxe e vôlei de praia feminino.

Rio 2016

Nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, o Brasil alcançou seu segundo melhor desempenho, conquistando 19 medalhas: sete de ouro, seis de prata e seis de bronze. Os ouros vieram no futebol masculino, vôlei masculino, judô, atletismo, vela e boxe. As pratas foram conquistadas no vôlei de praia feminino e ginásticas. Os bronzes vieram no judô, taekwondo e ginástica artística.

Tóquio 2020 (realizado em 2021)

Nos Jogos de Tóquio, realizados em 2021 devido à pandemia de covid-19, o Brasil conquistou 21 medalhas, o seu melhor desempenho na história: sete de ouro, seis de prata e oito de bronze. Os destaques foram o ouro no futebol masculino, no surfe com Ítalo Ferreira, na ginástica artística com Rebeca Andrade, e no boxe com Hebert Conceição. As pratas foram conquistadas no boxe com Beatriz Ferreira, no skate com Rayssa Leal e Kelvin Hoefler. Os bronzes vieram no judô, natação e atletismo.

Medalhas do Brasil por Jogos Olímpicos

Barcelona 1992 (25º lugar)

Atlanta 1996 (25º lugar)

Sydney 2000 (53º lugar)

Atenas 2004 (16º lugar)

Pequim 2008 (23º lugar)

Londres 2012 (22º lugar)

Rio 2016 (13º lugar)

Tóquio 2020 (12º lugar)

Acompanhe tudo sobre:EsportesBrasilOlimpíadasOlimpíadas 2024

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Esporte

Mais na Exame