Quem é Teddy Riner, recordista de ouro no judô em Jogos Olímpicos
Judoca francês fez história ao conquistar seu terceiro ouro olímpico individual na categoria acima de 100 quilos
Repórter de agro e macroeconomia
Publicado em 3 de agosto de 2024 às 15h13.
Última atualização em 3 de agosto de 2024 às 15h29.
Na sexta-feira, 2, o judoca francês Teddy Riner fez história ao conquistar seu terceiro ouro olímpico individual na categoria acima de 100 quilos, estabelecendo um recorde inédito e se tornando o atleta mais vitorioso da história do judô.
Em Paris, Riner, de 35 anos, venceu o sul-coreano Minjong Kim, atual campeão mundial, por ippon na final. Após a luta, Riner celebrou com o ex-jogador de basquete Tony Parker, presente na plateia, e com o presidente francês Emmanuel Macron.
Quem é Teddy Riner
Teddy Riner é um judoca francês da categoria pesada (+100kg), nascido em Les Abymes, Guadeloupe, em 7 de abril de 1989. Com uma altura de 2,04 metros, envergadura de 2,12 metros e pesando 130 kg, Riner detém graduação de 6º dan (rokudan) e usa a faixa coral (vermelha e branca) de oito anos.
Segundo o site dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, aos 15 anos, Riner integrou a seleção francesa no INSEP e iniciou sua carreira profissional dois anos depois. Dominando o tatame desde cedo, ele conquistou títulos nacionais, europeus e mundiais em nível júnior, consolidando seu status como o sucessor da lenda do judô francês, David Douillet.
Em 2007, Riner se tornou omais jovem campeão mundial de judô, aos 18 anos, ao ganhar a medalha de ouro no Campeonato Mundial do Rio de Janeiro, um ano depois de garantir o título júnior.
Riner fez sua estreia olímpica em Pequim 2008, onde venceu Anis Chedli, da Tunísia, e Yeldos Ikhsangaliyev, do Cazaquistão, nas etapas iniciais. Nas quartas de final, foi derrotado por Abdullo Tangriev, do Uzbequistão.
Riner avançou para a repescagem, onde derrotou Andreas Tölzer, da Alemanha, e João Schlittler, do Brasil, o que garantiu a medalha de bronze ao vencer o georgiano Lasha Gujejiani.
Em Londres 2012, o judoca conquistou a medalha de ouro ao derrotar Janusz Wojnarowicz, da Polônia, Faïcel Jaballah, da Tunísia, Óscar Brayson, de Cuba, Kim Sung-min, da Coreia do Sul, e, Alexander Mikhaylin, da Rússia.
Em 2016, no Rio de Janeiro, Riner manteve sua trajetória vitoriosa ao vencer Mohamed-Amine Tayeb, da Argélia, Rafael Silva, do Brasil, Or Sasson, de Israel, e, na final, o japonês Hisayoshi Harasawa.
Na Olimpíada de Tóquio, em 2020, o judoca francês conquistou duas medalhas: ouro na competição por equipes mistas e bronze na categoria +100 kg.
Em Paris 2024, Riner venceu Kim Minjong, da Coreia do Sul, por ippon na final da categoria pesada e conquistou seu terceiro ouro olímpico.
Riner é reconhecido como um dos maiores judocas da história e o melhor da atualidade, principalmente por ter acumulado um impressionante número de medalhas ao longo de sua carreira: quatro ouros e 2 bronzes em Jogos Olímpicos, nove títulos mundiais e cinco campeonatos europeus.
Além disso, manteve uma impressionante invencibilidade de setembro de 2010 a fevereiro de 2020, quando sua sequência foi interrompida pelo japonês Kokoro Kageura.