Quem é o 'Jaguar japonês', autor do gol da virada do Japão contra a Alemanha
Asano, que marcou o segundo gol aos 38 minutos da segunda etapa e sacramentou a vitória de virada na estreia do Mundial, fez o gesto característico
Agência O Globo
Publicado em 23 de novembro de 2022 às 17h18.
Takuma Asano, que joga na Alemanha, no Bochum, é o herói japonês, pelo menos até aqui, na Copa do Mundo do Catar. Ele, que quase perdeu a Copa por causa de uma lesão sofrida o joelho, marcou o segundo gol da virada do Japão contra a Alemanha, a campeã do Mundo em 2014.
O Japão venceu por 2 a 1, na tarde desta quarta-feira, 23, em Khalifa. Asano, que é mais um velocista com características parecidas com Daizen Maeda, não é de fazer muitos gols. Mas quando marca, deixa sua assinatura: as garras de um Jaguar.
Muitos davam sua ausência como provável por causa de uma lesão no joelho, sofrida em setembro. Mas o técnico Hajime Moriyasu garantiu que ele teria condições de jogo. A Federação Japonesa de Futebol chegou a despachar médicos para a Alemanha especialmente para observar o jogador.
Em entrevista coletiva na véspera da estreia na Copa, Asano chegou a lembrar que oito jogadores japoneses atuam em clubes da Bundesliga e que "nunca dá para saber o que vai acontecer em um torneio como este".
Acompanhe os jogos da Copa do Mundo ao vivo pela EXAME
"Claro que há uma diferença no nível das seleções asiáticas em relação às da Europa e da América do Sul. Ainda não estamos nesse nível. Mas não temos nada a temer", disse ele aos jornalistas.
Asano é tido em alta conta pelo técnico Moriyasu por sua capacidade de jogar tanto pelos lados quanto no comando do ataque. Foi ele quem salvou o pescoço do treinador, durante as Eliminatórias Asiáticas. O Japão havia perdido para Omã e Arábia Saudita e havia jogado de forma não muito convincente contra a China.
Foi em outubro de 2021. E o Japão precisava vencer a Austrália. Moriyasu sacou uma nova formação tática para ter Asano em campo. E no apagar das luzes, em partida que estava empatada, os Samurais Azuis voltaram ao caminho da vaga direta para a Copa do Mundo de forma dramática, com um gol contra no minuto 86, em jogada do substituto Asano.
Seu apelido é “Jaguar” porque ele é famoso entre os fãs japoneses por fazer uma pose comemorativa, em que coloca as mãos ao lado do rosto como garras. No Catar, ele já mostrou a que veio.
LEIA TAMBÉM:
Derrota da Alemanha faz brasileiros encherem internet de memes; veja