O primeiro jogo do Brasil na copa será contra a França, em 29 de julho (Agência Brasil/Reprodução)
Repórter de POP
Publicado em 27 de junho de 2023 às 16h17.
Última atualização em 27 de junho de 2023 às 16h32.
A seleção brasileira feminina começa a ser convocada para a Copa do Mundo 2023 nesta terça-feira, 27. A técnica Pia Sundhage começou a anunciar a lista das jogadoras no auditório da sede da CBF, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
O Brasil estreia contra a França no dia 29 de julho, no Grupo F. Serão, ao todo, 26 jogadoras convocadas, sendo três suplentes, que serão cortadas antes do Mundial.
A seleção feminina segue em busca do título inédito da Copa do Mundo. A melhor campanha até o momento foi em 2007, quando o time de Marta perdeu para a Alemanha na final. Presenças como a das atacantes Debinha e Bia Zaneratto devem ser confirmadas, além da Marta, considerada maior jogadora de todos os tempos.
Em entrevista à EXAME, Bia Zaneratto afirmou que o grupo está fechado com a treinadora: "Nossa relação com Pia é muito boa! Ela veio para somar bastante e nós vemos nossa evolução. Tudo isso é fruto do que ela traz para a gente, juntando com a mescla da experiência dela com o estilo brasileiro de jogar. Nosso grupo está forte, com jogadoras experientes e novas, trazendo equilíbrio", destacou.
A maior artilheira da história estará presente na lista de convocados de Pia. Onde e como jogará, no entanto, é um assunto incerto. A jogadora deve disputar sua última copa pela seleção brasileira e, até o momento, já marcou 119 gols em 180 jogos do Brasil, com média de 0,66 gol por partida.
Na preparação para a Copa, Marta apresentou lesão grave no joelho e ficou parada de março de 2022 até fevereiro de 2023. Agora, ela retornou aos campos e está preparada para o campeonato mundial.