Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras já estão classificados para a Libertadores 2024 (RICARDO MORAES/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 27 de novembro de 2023 às 10h57.
Última atualização em 27 de novembro de 2023 às 11h35.
O placar da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro (Brasileirão) foi decisivo para a definição de novos times classificados para a Copa Libertadores da América do ano que vem. Com a vitória por 3 a 0 contra o América-MG, o Flamengo atingiu 63 pontos na tabela e se classificou para o campeonato sul-americano. Esta será a 20ª passagem do rubro-negro na Conmebol.
A equipe de Tite agora se junta ao São Paulo (campeão da Copa do Brasil 2023), ao Fluminense (campeão da Libertadores 2023), ao Palmeiras e ao Botafogo como os representantes brasileiros do campeonato em 2024. Já são 28 seleções confirmadas e ainda há três vagas remanescentes para o Brasil, que podem ser ocupadas por Atlético-MG, Grêmio e Bragantino, sendo os dois últimos em fase de prévia.
O Uruguai não tem nenhum classificado para a Libertadores 2024 até o momento.
Além das vagas para as seleções brasileiras, ainda há definição de três argentinas, duas bolivianas, três chilenas, duas colombianas, uma equatoriana, uma paraguaia e quatro uruguaias.
No ano que vem, a fase prévia da Copa Libertadores da Améria será disputada a partir de 6 de fevereiro. A fase de grupos se inifica em 2 de abril e a final do campeonato tem previsão para 30 de novembro.