GP de Abu Dhabi: Norris conquista primeiro título mundial (Giuseppe CACACE/AFP)
Colaboradora
Publicado em 7 de dezembro de 2025 às 11h30.
Última atualização em 7 de dezembro de 2025 às 11h48.
Lando Norris conquistou neste domingo, 7, seu primeiro título mundial de Fórmula 1 de 2025 ao terminar em terceiro lugar no GP de Abu Dhabi. O britânico da McLaren entrou na última etapa com 408 pontos, precisando apenas chegar entre os três primeiros para garantir o campeonato, independentemente dos resultados de Max Verstappen e Oscar Piastri.
Na classificação, Norris encerra com 423, seguido por Verstappen (421) e Piastri (410).
Com o melhor carro da temporada nas mãos e corridas consistentes, Norris coroou o ano de 2025 com o troféu.
Além do título, o britânico faz história como o primeiro campeão da McLaren desde Lewis Hamilton, em 2008.
"Meu Deus. Eu não chorava há muito tempo, achei que não fosse chorar, mas chorei. É uma longa jornada, quero agradecer muito a toda a equipe McLaren. Minha mãe, meu pai... são as pessoas que me deram apoio desde o começo. Quero parabenizar Verstappen e Piastri, foi um grande prazer competir com eles, aprendi muito. Conseguimos, conquistamos. Tenho muito orgulho de todos, foi uma temporada maravilhosa", disse o novo campeão mundial.
O ano de 2025 foi diferente para a McLaren, que precisou administrar uma situação incomum: dois pilotos com ritmo semelhante, buscando o mesmo título.
A equipe, no entanto, manteve seu posicionamento de não escolher um primeiro piloto.
A disputa teve momentos de tensão, como a colisão entre Norris e Piastri no GP do Canadá. Mas, após as férias de verão, o australiano não voltou ao topo do pódio, abrindo espaço para a reação do companheiro.
Com consistência, Norris venceu no México, reassumiu a liderança do campeonato e assim se manteve.
A McLaren chegou a Abu Dhabi com o claro melhor carro do grid. O MCL39 mostrou enorme eficiência no gerenciamento dos pneus traseiros e excelente capacidade de resfriamento, características essenciais em pistas longas e exigentes - incluindo Yas Marina.