Esporte

Copa do Mundo 2030 terá jogos em 6 países de 3 continentes; veja quais

O Mundial também terá um novo formato, dividido em 12 grupos com quatro seleções cada um; avançam os dois melhores colocados do grupo e os oito terceiros melhores

LUSAIL CITY, QATAR - DECEMBER 18: World Cup trophy prior to the FIFA World Cup Qatar 2022 Final match between Argentina and France at Lusail Stadium on December 18, 2022 in Lusail City, Qatar. (Photo by Ulrik Pedersen/Defodi Images via Getty Images) (Ulrik Pedersen/Defodi Images/Getty Images)

LUSAIL CITY, QATAR - DECEMBER 18: World Cup trophy prior to the FIFA World Cup Qatar 2022 Final match between Argentina and France at Lusail Stadium on December 18, 2022 in Lusail City, Qatar. (Photo by Ulrik Pedersen/Defodi Images via Getty Images) (Ulrik Pedersen/Defodi Images/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 4 de outubro de 2023 às 12h29.

Última atualização em 4 de outubro de 2023 às 15h32.

A Copa do Mundo de 2030 vai ser diferente. Até 2022, apenas uma Copa havia sido disputada em dois países, na Coreia e no Japão em 2002. A de 2026 será em três: México, Estados Unidos e Canadá.

Pois a edição de 2030, será a primeira a ser disputada em três continentes diferentes, com seis países recebendo jogos. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira, 4, pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e oficializada pelo conselho da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa).

A mudança vem em comemoração ao centenário da Copa do Mundo, que teve sua primeira edição em Montevidéu, no Uruguai. Em homenagem à história, os primeiros jogos serão disputados na América do Sul e depois seguem para países da Europa e África. 

"Acreditamos no grande. O Mundial centenário de 2030 começa onde tudo se iniciou. Uruguai, Argentina e Paraguai serão sede das primeiras partidas da Copa do Mundo", diz  a publicação de Alejandro Domínguez.

Embora a Copa circule por três continentes em 2030, o conselho da Fifa destacou que os principais países que sediarão o mundial serão Portugal, Espanha e Marrocos. Mas a escolha de expandir o mundial ao longo do globo foi, segundo Gianni Infantino, presidente da federação de futebol, "uma grande mensagem de paz, tolerância e inclusão".

 "O primeiro destes três jogos, claro, será disputado no estádio onde tudo começou. No mítico Estádio Centenário, precisamente para celebrar os 100 anos da Copa do Mundo ", destacou o presidente em nota oficial. 

Em coletiva de imprensa, Domínguez também afirmou que a Fifa ainda trará mais informações sobre os jogos da Copa na América do Sul. "A Fifa vai dar mais detalhes como será na Argentina e no Paraguai. A decisão está tomada, mas a Fifa tem de tomar as medidas para que as cidades e os países tenham condições de receber as partidas do mundial".

Onde vai ser a Copa de 2030?

As principais sedes serão Espanha, Portugal e Marrocos, mas também haverá jogos na América do Sul, em países como Uruguai, Argentina e Paraguai. 

De acordo com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, o Chile também estaria contemplado, mas por uma decisão da Fifa, foi deixado de lado neste primeiro momento. "A ideia inicial era ter apenas dois países, Argentina e Uruguai, depois nós agregamos o Paraguai e mais tarde o Chile. A decisão da Fifa, não da Conmebol, foi fazer em três países. Mas vamos trabalhar para que de alguma maneira o Chile seja contemplado", explicou ele em coletiva de imprensa.

Como será o formato da Copa do Mundo 2030?

Neste novo formato, a competição será divida em 12 grupos com quatro seleções cada um. Avançam os dois melhores colocados do grupo e os oito terceiros melhores. A partir daí, as 32 seleções classificadas se enfrentam em mata-mata até a final.

A mudança já acontece na Copa do Mundo de 2026, disputada por 48 seleções, com 104 partidas. Os seleções dos países que sediarão o mundial já estão confirmadas.

Em 2034, a Copa será na Ásia e Oceania

Na reunião em que foi confirmada a sede da Copa de 2030, a Fifa também afirmou que o mundial de 2034 deverá ser disputado na Ásia e/ou na Oceania. A Arábia Saudita é uma das maiores apostas para sediar o campeonato nesta data.

Acompanhe tudo sobre:Copa do Mundo

Mais de Esporte

Com investimento de R$ 15 milhões, Inter anuncia parceria para revitalizar Gigantinho

Atlético-MG ultrapassa números de 2023 na Copa do Brasil e aumenta arrecadação em 150%

Fórmula 1 terá recorde de novatos em 2025, com retorno de brasileiro à elite após oito anos

Pacote para ver o Botafogo na final da Libertadores pode custar até R$ 28 mil