A countdown installation for the upcoming 2022 FIFA World Cup in Doha, Qatar, on Thursday, June 23, 2022. About 1.5 million fans, a little more than half the population of Qatar, are expected to descend upon the tiny Gulf state for this year's FIFA World Cup football tournament. Photographer: /Bloomberg via Getty Images (Christopher Pike/Getty Images)
André Martins
Publicado em 12 de outubro de 2022 às 09h00.
A Fifa anunciou nesta terça-feira, 11, que irá distribuir US$ 209 milhões entre os clubes que cederem seus jogadores para disputar a Copa do Mundo de 2022.
Segundo a entidade máxima do futebol, cada clube irá receber aproximadamente US$ 10 mil por cada dia em que seus jogadores estiverem a serviço de sua seleção nacional durante o Mundial do Catar.
A compensação será paga para todos os clubes em que o jogador atuou nos dois anos anteriores à Copa do Mundo. Com isso, se o atleta defendeu mais de uma equipe no período, o valor pago será dividido proporcionalmente. Entre os times brasileiros que podem receber está o Palmeiras, Flamengo e Athletico-PR.
O sistema de remuneração para clubes começou na Copa de 2010, na África do Sul. A Fifa cumpriu um pedido da Associação Europeia de Clubes (ECA), que reclamava da liberação de atletas para datas-Fifa.
O valor é o mesmo que a entidade disponibilizou na edição da Rússia. Em 2018, 416 clubes e 63 federação dividiram os valores.
LEIA TAMBÉM: