Esporte

Saiba quais são as cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2022 no Catar

Além da capital Doha, há quatro localidades para os jogos, inclusive com regiões construídas especificamente para a competição

Capital Doha é o principal centro do país (Matteo Colombo/Getty Images)

Capital Doha é o principal centro do país (Matteo Colombo/Getty Images)

GA

Gabriel Aguiar

Publicado em 10 de outubro de 2022 às 17h35.

Última atualização em 28 de outubro de 2022 às 11h44.

O Catar tem praticamente metade do tamanho do Sergipe: 11.610 km² de extensão, contra os 21.910 km² do menor estado brasileiro. Por isso, não é nenhuma surpresa que as distâncias entre as cidade-sede da Copa do Mundo FIFA 2022 também sejam curtas – com apenas 70 km de distância entre os estádios mais afastados. E, além da capital Doha, haverá partidas em quatro localidades.

Copa do Mundo 2022: veja as datas e horários dos jogos do Brasil na primeira fase

Conheça as cidades-sede da Copa do Mundo no Catar

Doha

Maior cidade do Catar, a região metropolitana de Doha concentra praticamente 80% da população do país e foi fundada em 1820, depois que o país deixou de ser um protetorado britânico. Mais que isso, a cidade é tida como um dos principais centros econômicos do Oriente Médio. Na Copa do Mundo, é sede dos estádios 974, Al Thumama e Khalifa International – construído na Education City.

Al Khor

Estádio Al Bayt Stadium (Sorin Furcoi/Getty Images)

Mais ao norte está o município de Al Khor, sede do estádio Al Bayt, considerado um polo de extração de pérolas até a década de 1940 e que, atualmente, serve como base para trabalhadores da terceira maior reserva de gás natural do mundo e dos campos de petróleo. Está a 50 km de Doha.

Lusail

Cidade de Lusail foi construída para a Copa do Mundo (Lusail Real Estate/Divulgação)

Entre Al Khor e a capital do Catar está a cidade de Lusail, construída ao custo de aproximadamente 175 bilhões de reais especificamente para a Copa do Mundo onde antes havia apenas uma vila. E a região também deu nome ao maior estádio da competição, que será palco da decisão e, depois dos jogos, será transformado em centro comunitário para a população. Está a 19 km de Doha.

Al Rayyan

Estádio Education City (David Ramos/Getty Images)

Basta atravessar uma rua para mudar de Doha a Al Rayyan – considerada a região metropolitana da capital. Não por acaso, é tica como o segundo maior centro populacional do Catar, com cerca de 500 mil habitantes, E estão ali dois estádios da Copa do Mundo: Ahmad Bin Ali e Education City.

Al Wakrah

Estádio Al Janoub (David Ramos/Getty Images)

Do passado, quando era um vilarejo de pescadores e coletores de pérolas, a cidade de Al Wakrah só manteve o nome e alguns edifícios históricos. Com o início da extração de petróleo, a cidade cresceu e se tornou uma das principais do país – e sede do estádio Al Janoub. Está a 17 km de Doha.

VEJA TAMBÉM

Conheça La'eeb, o mascote da Copa do Mundo FIFA 2022 no Catar

Quando começa a Copa do Mundo 2022 (e por que a FIFA antecipou a abertura)?

Acompanhe tudo sobre:CatarCopa do MundoFutebol

Mais de Esporte

Veja quanto Alacaraz ganhou pelo título em Wimbledon

Alcaraz atropela Djokovic e é bicampeão de Wimbledon

Quanto vão ganhar os campeões e vices da Euro e Copa América?

Grêmio x Operário: onde assistir e horário pela Copa do Brasil

Mais na Exame