Exame Logo

Brasil pode não ter nenhuma seleção de basquete nos Jogos Olímpicos de Paris-2024

A seleção masculina de basquete convencional disputará o difícil Pré-olímpico, entre os dias 2 a 7 de julho, no grupo sediado na Letônia

A countdown clock for the Paris 2024 Olympic Games, indicates 100 days before the start of the opening ceremony, in front of the Eiffel Tower in Paris, on April 16, 2024. (Photo by Stefano RELLANDINI / AFP) (Stefano RELLANDINI /AFP)
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de maio de 2024 às 11h33.

A seleção brasileira feminina de basquete 3x3 acabou superada na fase de semifinal do Pré-Olímpico da modalidade e não disputará os Jogos Olímpicos de Paris-2024 . Em partida decidida apenas em uma posse de bola,o Brasil perdeu o confronto para a Austrália por 18 a 16, neste domingo, em Utsunomiya, no Japão.

A equipe feminina do Brasil foi formada por Clarissa dos Santos, Luana Souza, Thayná Silva e Vitória Marcelino.

Veja também

Agora, o basquete 3x3 brasileiro voltará suas atenções para a disputa da AmeriCup. A competição continental acontecerá no segundo semestre do ano, em Porto Rico, e dá vaga no Mundial de 2025 da modalidade.

Já a seleção masculina de basquete 3x3 perdeu todos os jogos deste torneio (para os Países Baixos por 22 a 15; para Lituânia por 21 a 14 e contra Porto Rico por 21 a 19.

Entre as mulheres, em fevereiro, a seleção feminina de basquete convencional perdeu todos os jogos do Pré-Olímpico, disputado em Belém, e não se classificou para a Olimpíada pela segunda vez consecutiva.

Já os homens, eliminados na segunda fase da Copa do Mundo de Basquete 2023, terão uma última chance de classificação. A seleção masculina de basquete convencional disputará o difícil Pré-olímpico, entre os dias 2 a 7 de julho, no grupo sediado na Letônia.

A seleção enfrentará Camarões e Montenegro na primeira fase e, se passar, fará a semifinal contra um adversário da chave que tem Letônia, Filipinas e Geórgia.

O basquete do Brasil não teve representantes na última edição em Tóquio-2020. Na história olímpica do basquete, o país possui três bronzes no masculino e uma prata e um bronze da seleção feminina.

Após eliminar a seleção brasileira, as australianas bateram o Canadá por 19 a 16 e carimbaram sua vaga à Olimpíada de Paris. Entre os homens, a Holanda se classificou ao vencer a Lituânia pelo placar de 19 a 15.

Acompanhe tudo sobre:EsportesOlimpíadas 2024Basquete

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Esporte

Mais na Exame