Esporte

Alison dos Santos vence última prova nos 400m com barreiras antes das Olimpíadas de Paris

Brasileiro conseguiu a quinta vitória em seis participações na Diamond League na temporada e manteve a liderança do circuito

Alison dos Santos (David Ramos/Getty Images)

Alison dos Santos (David Ramos/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 20 de julho de 2024 às 16h51.

Tudo sobreOlimpíadas 2024
Saiba mais

Com as Olimpíadas batendo na porta, Alison dos Santos, mais conhecido como Piu, conseguiu mais um resultado animador, pensando na disputa por uma medalha no Jogos. O brasileiro venceu, neste sábado pela quinta vez em seis participações na temporada da Diamond League. Ele completou a prova dos 400 metros com barreiras em 47s18, à frente de todos os concorrentes da etapa de Londres. O resultado o manteve na liderança do circuito em 2024 e ganhou ainda mais confiança, já que a disputa na capital inglesa é a última antes de seu embarque à Paris.

Na vitória conquistada em Londres, Piu assumiu a ponta ainda na primeira metade da prova. O brasileiro soube administrar a liderança e conseguiu cruzar a linha de chegada com boa vantagem sobre os adversários. O segundo colocado foi Roshawn Clarke, da Jamaica, registrando tempo de 47s63. Ismail Doudai Abakar, do Catar, completou o pódio, com 47s72.

Apesar do resultado animador, Alison não competiu contra seus dois principais adverários: o norueguês Karsten Warholm e o americano Rai Benjamin não participaram da etapa de Londres da Diamond League. Os três favoritos a conquistar uma medalha nas Olimpíadas se enfrentaram há pouco mais de uma semana, no dia 12 de julho, em Mônaco. Benjamin venceu a prova, deixando Warholm em segundo e Alison em terceiro.

A disputa entre os três atletas não é uma novidade para Paris. Eles já vem de um domínio nos 400m com barreiras, desde as últimas Olimpíadas, realizada em Tóquio, no Japão. Na ocasião, o norueguês ficou com a medalha de ouro, o americano conquistou a prata, e o brasileiro levou o bronze.

O trio também é favorito ao pódio nos Jogos de 2024, e a classificatória masculina dos 400m com barreiras está programada para 5 de agosto. A final deve acontecer no dia 9. A Diamond League fará uma pausa e só retornará em 22 de agosto, com etapa em Lausanne, na Suíça.

Acompanhe tudo sobre:Olimpíadas 2024EsportesAtletismo

Mais de Esporte

Saiba como foi projetada a tocha olímpica, inspirada nos reflexos da Torre Eiffel sobre o rio Sena

Jogos de sábado, 20 de julho de 2024, onde assistir ao vivo e horários

Apagão cibernético paralisa sistemas das Olimpíadas de Paris uma semana antes de abertura

Mais na Exame