Carlos Alcaraz: segundo título de Grand Slam do espanhol. (Christian Liewig - Corbis/Corbis/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 16 de julho de 2023 às 14h59.
Última atualização em 16 de julho de 2023 às 15h15.
Em sua primeira final em Wimbledon, em Londres, o tenista Carlos Alcaraz venceu o sérvio Novak Djokovic, neste domingo, 16. O título é o segundo da carreira dele em Grand Slam e o primeiro na grama da capital inglesa. Em um jogo épico, ele ganhou com 3 sets a 2, com parciais de 1-6, 7-6, 6-1, 3-6 e 6-4.
Djokovic tentava buscar o 24º título em Grand Slams, após conquistar Roland Garros, no mês passado, enquanto Alcaraz vinha de 11 vitórias seguidas. O sérvio mantinha uma invencibilidade histórica em Wimbledon, com 34 vitórias seguidas na quadra em Londres.
A new name. A new reign. 🇪🇸@carlosalcaraz, your 2023 Gentlemen's Singles champion#Wimbledon pic.twitter.com/3KNlRTOPhx
— Wimbledon (@Wimbledon) July 16, 2023
Os dois finalistas de Wimbledon chegaram à partida com Alcaraz em primeiro no ranking da ATP e Djokovic em segundo. Com o resultado, o espanhol permanece como número 1 do mundo. A lista, com a pontuação final, será atualizada nesta segunda-feira, 17.
O jogo foi muito disputado, com duração de quatro horas. A partida atraiu uma multidão que incluiu celebridades e até o herdeiro do trono britânico, o príncipe William. Tanto Alcaraz quanto Djokovic protagonizaram pontos longos, com muitas trocas de bolas. A disputa só foi decidida em um tie-break (8 a 6).