O Sena está proibido para natação desde 1923 devido aos altos níveis de poluição (AFP Photo)
Repórter colaborador
Publicado em 24 de junho de 2024 às 10h16.
Última atualização em 25 de junho de 2024 às 11h13.
Os Jogos Olímpicos de Paris vão começar em 26 de julho. Uma das preocupações da organização é com a limpeza do rio Sena, que continua muito poluído para receber competições de triatlo e maratona aquática.
Segundo o Business Insider, amostras retiradas do rio mostraram que os níveis da bactéria E.Coli estiveram acima do limite recomendado em quatro locais diferentes durante quase toda a semana de 10 a 16 de junho, de acordo com o Le Monde.
O Sena será uma peça central das Olimpíadas de Paris, tendo destaque tanto na cerimônia de abertura quanto em várias competições aquáticas. A cidade de Paris investiu US$ 1,5 bilhão na limpeza do rio antes dos jogos, com testes regulares dos níveis bacterianos para garantir a segurança dos atletas.
Mas autoridades disseram que as fortes chuvas prejudicaram esses planos, levando a altas taxas de dois tipos de bactérias fecais, incluindo E. Coli - o melhor indicador de poluição fecal.
O sistema de esgotos de Paris do século XIX pode ficar sobrecarregado pelas más condições meteorológicas, provocando o escoamento urbano, que transporta poluentes para riachos e rios.
O Sena está proibido para natação desde 1923 devido aos altos níveis de poluição. No ano passado, triatletas participaram de um evento-teste no Sena, com algumas preocupações sobre sua segurança.
Vários outros eventos-teste no rio foram cancelados devido aos níveis de poluição e ao mau tempo. Mesmo assim, autoridades disseram estar “confiantes” de que as provas ocorrerão conforme planejado.