ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Whirlpool, da Brastemp, recicla 2 milhões de eletrodomésticos em programa de logística reversa

Fabricante das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid opera rede gratuita com 17 mil pontos de coleta distribuídos em todas as cidades do país

A infraestrutura atual abrange 17 mil pontos de entrega voluntária em todo o território nacional (Raphael Gunther/Exame)

A infraestrutura atual abrange 17 mil pontos de entrega voluntária em todo o território nacional (Raphael Gunther/Exame)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 19 de outubro de 2025 às 08h00.

A fabricante de eletroeletrônicos Whirlpool completa dois anos de operação do seu Sistema Individual de Logística Reversa de Eletroeletrônicos com números expressivos: foram retiradas do descarte inadequado mais de 93 mil toneladas de aparelhos, volume que representa cerca de 2 milhões de unidades que receberam destinação ambientalmente correta.

Lançada em 2023, a iniciativa gratuita da dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid facilita o descarte consciente de equipamentos eletrônicos de qualquer fabricante, independentemente do porte ou das condições de funcionamento, estimulando práticas sustentáveis em escala nacional.

A infraestrutura atual abrange 17 mil pontos de entrega voluntária (PEVs) espalhados pelas 5.558 cidades brasileiras — cobertura de 100% do território municipal. Além da rede física, a companhia disponibiliza serviço de retirada em domicílio sem custo para o consumidor.

Logística reversa de eletroeletrônicos

A mecânica de uso é descomplicada: aparelhos de até 30 kg podem ser deixados em qualquer PEV. Para produtos mais pesados, acima desse limite, há a alternativa de agendamento para busca no endereço do cliente, sem qualquer taxa. Nessa mesma retirada, é possível incluir outros itens menores, otimizando o processo para quem deseja descartar múltiplos equipamentos.

Uma vez coletados, os eletrodomésticos seguem para centrais de triagem gerenciadas por parceiros da Circular Brain, empresa que operacionaliza o sistema. Nessas instalações, cada produto passa por desmontagem e trituração, separando componentes como plástico, metal e vidro. Esses materiais ganham nova vida em outras aplicações industriais, diminuindo a necessidade de extração de matérias-primas virgens e reduzindo o impacto ambiental.

Logística Reversa: o que é, para que serve e benefícios

"Criar um sistema individual e sem custo para o consumidor nos colocou na vanguarda de um debate urgente no Brasil, provando que é viável unir inovação e compromisso ambiental em dimensão continental", comenta Bernardo Gallina, vice-presidente Jurídico, Compliance e Assuntos Corporativos da Whirlpool para a América Latina.

Paralelamente à logística reversa, a fabricante mantém outro programa que evita o descarte prematuro: a recuperação e revenda de seminovos. Produtos devolvidos à empresa passam por análise criteriosa e, quando viável, recebem reparos, higienização e nova embalagem antes de retornarem ao mercado com garantia de fábrica pela plataforma Compra Certa.

A estratégia democratiza o acesso às marcas do grupo, incentiva consumo responsável e estende a vida-útil dos aparelhos. Até setembro de 2025, foram reoperadas 26.905 unidades, prolongando significativamente seu período de vida útil.

Acompanhe tudo sobre:BrastempConsulWhirlpoolEletrodomésticosLogística reversaLixo

Mais de ESG

Seu setor está em risco? Site mostra impacto do clima na economia brasileira

Na corrida da IA, empresas aceleram para transformar Brasil em hub de data centers verdes

Eco Invest encerra 2025 com R$ 14 bilhões para projetos sustentáveis e novos leilões a vista

Revista Science elege energias renováveis como avanço científico de 2025