Programa Fábrica Aberta da Unipar é pioneiro e já recebeu mais de 125 mil visitantes
A iniciativa retoma suas atividades em maio e mostra como se produz respeitando o meio ambiente e a sociedade
EXAME Solutions
Publicado em 3 de maio de 2023 às 09h00.
Última atualização em 3 de maio de 2023 às 14h11.
Era 1985 quando a Unipar – líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul – decidiu abrir as portas de sua fábrica em Cubatão, município da região metropolitana da Baixada Santista, para receber visitantes e comunidades de seu entorno.
Como, na época, Cubatão havia recebido a alcunha de “cidade mais poluída do mundo”, a empresa percebeu a urgência de agir com transparência e mostrar a todos os seus esforços para produzir mais, com menos, e reduzir o impacto ambiental.
O que a Unipar não esperava é que o programa Fábrica Aberta fosse fazer tanto sucesso, atraindo milhares de pessoas interessadas em ver a “química acontecer”. Desde que foi instituída, em novembro de 1985, essa ação já recebeu mais de 125 mil pessoas.
Prestes a completar 38 anos, o programa está sendo retomado em maio nas três unidades da companhia: Cubatão, Santo André e Bahía Blanca, na Argentina. Para agendar a visita basta acessar o link aqui
Como funciona a visita às fábricas da Unipar?
Durante a visita, totalmente gratuita, grupos de até 40 pessoas, todos acima dos 15 anos de idade, percorrem as fábricas e transitam com segurança e devidamente equipados com óculos de proteção, capacete e máscara.
O tour é acompanhado por monitores especializados, dentre eles pessoas que conhecem como ninguém a Unipar: profissionais aposentados que voltaram para a rotina das fábricas para atuar no programa, depois de anos de dedicação à empresa.
E, assim, os visitantes podem ver de perto como são fabricados os produtos químicos da Unipar, bem como a aplicação deles no dia a dia, e as iniciativas de sustentabilidade da companhia.
A fábrica de Cubatão é um bom exemplo de como produzir em harmonia com a natureza. Pioneira no Brasil em questões ambientais, ela iniciou, nos anos 1970, um programa de gestão ambiental e criou o Parque da Lagoa, uma área de preservação que, em 1992, recebeu do Ibama o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que faz parte da visita.
Para saber mais sobre o programa Fábrica Aberta, a Unipar mantém uma área dedicada em seu site, onde também podem ser agendadas as visitas.