Apoio:
Parceiro institucional:
Companhia de saneamento é destaque na nova edição do Melhores do ESG, da EXAME (Leo Caldas/Exame)
Repórter de ESG
Publicado em 11 de junho de 2023 às 17h59.
Última atualização em 13 de junho de 2023 às 11h10.
Criada em 2008, a BRK, empresa do setor de saneamento, presta serviços de água e esgoto por meio de concessões, parcerias, entre outros. De acordo com Carlos Almiro de Magalhães Melo, diretor de ESG e gestão de riscos da companhia e presidente do Instituto BRK, a empresa tem um plano estratégico quando o assunto é a aplicação dos parâmetros de meio ambiente, social e governança.
“Temos um órgão de assessoramento, o comitê de sustentabilidade, em que trazemos formalmente a representação, a opinião e as correções de rota da alta liderança com participação dos presidentes e representantes, inclusive dos acionistas”, diz Melo.
Entre as iniciativas de ESG que se destacaram nos últimos anos na companhia, o diretor ressalta a revisão do plano de descarbonização — com a preocupação sobre o processo de certificação das metas, levando em consideração as indicações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Além da criação do Instituto BRK que, segundo Melo, passa a ser o líder absoluto no investimento social da companhia. “Essa é a estrutura, a cabeça pensante do investimento social com foco no impacto positivo da BRK”, afirma.
Para ele, um feito que demonstra materialidade por parte da empresa é a nota de 12,7 no ranqueamento da Sustainalytics, da Morning Star, que coloca como “baixo” o risco da empresa quando se consideram as práticas ESG — sendo essa a melhor nota de uma empresa do setor de saneamento no Brasil e nas Américas.