ESG

Apoio:

Logo TIM__313x500
logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
ONU_500X313 CBA
ONU_500X313 Afya
ONU_500X313 Pepsico
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Heineken amplia compromissos socioambientais para sua nova fábrica, em MG

Companhia deve começar a construir neste mês a nova planta, que será a com mais soluções de sustentabilidade da empresa no país

Heineken: ações socioambientais foram sugeridas de forma voluntária pela cervejaria (Karin Salomão/Exame)

Heineken: ações socioambientais foram sugeridas de forma voluntária pela cervejaria (Karin Salomão/Exame)

Raquel Brandão
Raquel Brandão

Repórter Exame IN

Publicado em 2 de março de 2023 às 10h30.

Com a expectativa de iniciar neste mês as obras de sua mais nova fábrica, que ficará em Passos (MG), a fabricante de cervejas Heineken resolveu assumir mais compromissos em prol do meio ambiente e da comunidade local, em complemento às ações anunciadas anteriormente, quando desisitiu de instalar a fábrica em Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte, a capital mineira.

Entre as iniciativas, está uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica para desenvolvimento de um programa permanente de recuperação e conservação florestal de áreas com função hídrica - preferencialmente em parques e reservas da região – por meio do fomento de viveiros para produção de mudas nativas. O trabalho também será fortalecido com o incentivo de iniciativas e organizações locais.

A cervejaria também passará a fazer parte do Programa Produtor de Águas da Agência Nacional de Águas (ANA), apoiando o Projeto Bocaina de Pagamento por Serviços Ambientais, que visa apoiar propriedades rurais localizadas na bacia que abastece a população da cidade. Serão três frentes de atuação: conservação e recuperação da cobertura vegetal natural; conservação do solo e da água; e saneamento ambiental rural. Um dos objetivos da iniciativa é gerar renda para os pequenos agricultores mediante o Pagamento por Serviços Ambientais.

Acordo com o Ministério Público de Minas Gerais

Todas as ações socioambientais foram sugeridas de forma voluntária pela cervejaria e estão
previstas em acordo firmado nesta manhã, no qual o grupo, o Ministério Público de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) se comprometem com a proteção do ecossistema local.

Agora, a companhia espera que as novas instalações sejam sua cervejaria mais sustentável no país. A companhia também tem fábricas em Jacareí (SP) e Ponta Grossa (PR). "Entendemos que quaisquer discussões em torno das políticas e práticas de preservação ambiental são extremamente importantes para garantir os avanços urgentes dessa agenda. Queremos fazer parte da solução, trabalhando em conjunto com especialistas, órgãos reguladores e com toda a sociedade”, diz, em nota, Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativas da cervejaria.

Outros projetos socioambientais foram anunciados em 2022

O projeto da primeira cervejaria da empresa no Estado de Minas Gerais já contemplava processos e equipamentos com 100% de abastecimento por fontes de energia renovável, o que contribui para a meta de neutralidade de carbono do grupo. Também já previa a construção de um sistema de abastecimento hídrico que permitirá a ampliação da infraestrutura de disponibilidade e captação de água existente na cidade, que deve ser em benefício também à comunidade local.

A cidade de Passos também já está dentro do programa de geração distribuída de energia verde da marca Heineken, que permite que todos os moradores do município tenham acesso à energia renovável por meio de usinas sustentáveis como fazendas solares a partir de um cadastro simples e de forma 100% digital na plataforma da marca, sem necessidade de instalação em casa. O projeto oferece desconto na conta de luz. O mesmo vale para os bares e restaurantes locais, que podem receber até 15% de redução na conta mensal.

Além disso, a cervejaria firmou acordo para apoiar cooperativas de catadores da cidade e iniciativas locais de logística reversa de vidro, fomentando a cadeia da reciclagem. E, por meio do Instituto Heineken, a empresa impactará positivamente mais de 80 jovens em situação de vulnerabilidade para promover uma relação mais equilibrada com a bebida alcoólica.

Quando a Heineken vai inaugurar sua nova fábrica?

Com previsão de inauguração em 2025, a cervejaria da Heineken em Passos empregará 350 pessoas, além de gerar aproximadamente 11 mil empregos indiretos, e produzirá as marcas puro malte, como Heineken e Amstel, que são as principais apostas da companhia no país.

Acompanhe tudo sobre:HeinekenSustentabilidade

Mais de ESG

"O Brasil precisa usar a COP30 para se mostrar como o 'paraíso' da economia verde”, diz Rollemberg

Aumento dos problemas de saúde está vinculado às mudanças climáticas, aponta estudo da The Lancet

Negociações estagnadas na reta final da COP16 da biodiversidade

Bonds de biodiversidade: Colômbia lança estratégia de financiamento para ecossistemas