ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Governo Lula cria Selo Amazônia para impulsionar produtos do bioma

Materiais e serviços certificados passarão a ter 'um reconhecimento especial diante do mercado consumidor do Brasil e do mundo', aponta gestão petista

Selo Amazônia, programa sustentável para produtos da região amazônica (Leandro Fonseca/ Exame)

Selo Amazônia, programa sustentável para produtos da região amazônica (Leandro Fonseca/ Exame)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 2 de dezembro de 2024 às 21h42.

Tudo sobreAmazônia
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instituiu na sexta-feira o Programa Selo Amazônia, cujo objetivo é elaborar diretrizes nacionais para a normalização e a certificação de produtos industrializados comprovadamente produzidos na Amazônia Legal, que cumpram critérios socioambientais em toda sua cadeia produtiva. Segundo o governo federal, os materiais e serviços certificados passarão a ter "um reconhecimento especial diante do mercado consumidor do Brasil e do mundo".

O selo poderá ser utilizado em produtos confeccionados a partir de matérias-primas e insumos da biodiversidade da Amazônia. Também são avaliados requisitos de sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Critérios para obter o selo

"Será vedada a concessão do Selo Amazônia aos serviços e produtos que, direta ou indiretamente, promovam desmatamento ou degradação de florestas nativas; representem riscos à biodiversidade ou contribuam para a extinção de espécies endêmicas ou ameaçadas; e violem os direitos dos animais, incluídas práticas que resultem em maus-tratos, exploração desumana ou uso de espécies silvestres em desacordo com a legislação ambiental", diz o decreto publicado no DOU (Diário Oficial da União).

O selo servirá como uma ferramenta para reconhecer produtos que respeitam a sustentabilidade e promovem a preservação ambiental, fortalecendo a imagem da Amazônia tanto no Brasil quanto no exterior.

Acompanhe tudo sobre:Amazônia

Mais de ESG

Startup utiliza fungos para substituir uso de plástico e isopor na indústria

Porto Alegre registra inundações no 1º dia do ano

China não deve cumprir meta ambiental que envolve aço menos poluente

Amazônia Legal bateu recorde de incêndios em 17 anos