Gerdau: a maior recicladora de aço da América Latina também é "pop"
Gerdau é destaque na categoria Mineração, Siderurgia e Metalurgia no Melhores do ESG 2023
Editor ESG
Publicado em 11 de junho de 2023 às 18h00.
Última atualização em 13 de junho de 2023 às 14h45.
No ano passado, a Gerdau se tornou a maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina. A empresa transforma, por ano, mais de 11 milhões de toneladas de sucata em aço novo, o que responde por 71% da produção total da siderúrgica. Mais do que a liderança, a conquista representa um diferencial no competitivo mercado de aço. A reciclagem evita a emissão de 1,5 tonelada de carbono por tonelada de aço produzido. Com isso, as emissões médias da Gerdau são de 0,9 tonelada, enquanto a média global do setor é mais do que o dobro, 1,89 tonelada. A meta é diminuir esse valor para 0,83, em sete anos.
O aço de baixo carbono da companhia virou pop. Neste ano, a Gerdau será a fornecedora de 300 toneladas de aço reciclado para o festival de música The Town, que acontece em setembro em São Paulo. Os insumos serão usados para moldar estruturas fixas e temporárias, incluindo equipamentos de entretenimento e fundação de edificações e infraestrutura do Autódromo de Interlagos, onde serão montados os palcos.
“No ano passado tivemos uma parceria com o Rock in Rio, quando as estruturas tinham 73% de aço reciclado. Agora, no The Town, chegamos aos 100%”, diz Gustavo Werneck, CEO da Gerdau. Além do aço de baixo carbono, a Gerdau e o The Town anunciam o compromisso de impactar positivamente cerca de 1.000 pessoas de 290 famílias moradoras da Favela do Haiti, em São Paulo, por meio do programa Favela 3D da ONG Gerando Falcões.