ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Dia dos Pais: campanha do Boticário discute importância da licença-paternidade estendida

Companhia divulga com exclusividade para a EXAME os detalhes da nova campanha, que reflete a participação dos homens na criação dos filhos

Internamente, a companhia oferece a licença parental estendida para os mais de 18 mil colaboradores no Brasil (Maskot/Getty Images)

Internamente, a companhia oferece a licença parental estendida para os mais de 18 mil colaboradores no Brasil (Maskot/Getty Images)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 4 de agosto de 2025 às 06h00.

Última atualização em 4 de agosto de 2025 às 08h00.

O Boticário decidiu confrontar diretamente os 21% de homens brasileiros que acreditam que cinco dias de licença-paternidade são suficientes. Para isso, a marca criou uma campanha de Dia dos Pais que simula entrevistas dos anos 80, mas com um detalhe perturbador: as falas machistas apresentadas no filme não são do passado, são comentários reais encontrados nas redes sociais em 2025.

A estratégia da marca é provocativa. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha de 2024, 77% dos homens entrevistados acreditam que a licença paternidade deveria ser maior do que os cinco dias previstos em lei. O filme, que será veiculado a partir desta segunda-feira, 4, foca justamente nos outros 21% que resistem à mudança.

"Ao longo dos anos, o Boticário tem construído um posicionamento consistente sobre a importância da Licença Parental Universal. Neste ano, nosso objetivo está em dialogar com os 77% dos homens que acreditam na licença estendida, sem deixar de alcançar os outros 21%, que não concordam com o aumento da licença-paternidade e ainda não entenderam a importância desse cuidado", afirma Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação do Boticário.

Licença paternidade

A campanha, desenvolvida pela agência AlmapBBDO sob o conceito "Cuidar é coisa de pai", parte do insight de vídeos e entrevistas dos anos 80 – período em que a licença paternidade ainda era indefinida no Brasil. Com estética da época, o filme simula entrevistas com homens sobre paternidade, mas as falas são releituras de comentários atuais encontrados nas redes sociais e interpretadas por atores.

"Em mais um ano, com a coragem do Boticário, realizamos este trabalho com um tom extremamente humano para mostrar que cuidar também é coisa de pai, sim", comenta Marco Giannelli, CCO da AlmapBBDO.

Grupo Boticário integra sustentabilidade às finanças e capacita 37 mil mulheres empreendedoras

A estratégia busca expressar como certas percepções resistem ao tempo e continuam presentes no debate público, mesmo décadas após a implementação da licença paternidade no Brasil, válida há quase quatro décadas.

Por meio de influenciadores e canais proprietários, o Boticário amplifica o diálogo sobre paternidade participativa, promovendo reflexão sobre o envolvimento masculino no cuidado diário com os filhos. Esta é a terceira campanha consecutiva da marca abordando o cuidado paterno no Dia dos Pais, consolidando o posicionamento da empresa sobre o tema e utilizando a data como plataforma de sensibilização social.

Cuidado paterno

O Boticário não apenas defende a causa publicamente, mas a implementa internamente. Desde 2021, quando instituiu a Licença Parental Universal, cerca de 1.097 colaboradores homens puderam usufruir do benefício. O Grupo Boticário foi uma das primeiras empresas brasileiras a oferecer licença parental estendida para seus mais de 18 mil colaboradores no Brasil, além das operações na Colômbia, Estados Unidos e Portugal.

A política da empresa prevê a pausa de 120 dias, 100% remunerada, para homens cis e trans, casais homoafetivos e pais de filhos não consanguíneos, e 180 dias para mães ou pessoas que gestam.

Licença-paternidade deveria ser de ao menos 30 dias, diz entidade

Em 2023, a empresa se uniu à Escola de Super Pais por Marcos Piangers, Filhos no Currículo, Instituto Promundo, Maternidade nas Empresas, Nubank, Volvo Cars Brasil e 4daddy para criar um Guia de Boas Práticas para a Implementação da Licença Parental em Empresas, material desenvolvido para inspirar outras companhias a adotar políticas similares.

"O Grupo Boticário acredita na importância da construção de um cenário social e profissional mais equânime, em que a responsabilidade dos cuidados com a família deve ser compartilhada", afirmou a empresa por nota na época, que posiciona a Licença Parental Universal como ferramenta para promover corresponsabilidade no cuidado com os filhos e construção de vínculos familiares mais sólidos.

Acompanhe tudo sobre:dia-dos-paisBoticárioLicença-paternidadeestrategias-de-marketing

Mais de ESG

Empresa gaúcha inicia projeto pioneiro de hidrogênio verde no Brasil

Projeto da USP leva saúde e pesquisas para comunidades na Ilha de Marajó

Seu setor está em risco? Site mostra impacto do clima na economia brasileira

Na corrida da IA, empresas aceleram para transformar Brasil em hub de data centers verdes