ESG

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Assaí atinge 45,8% de negros na alta liderança e avança na estratégia ESG

Material exclusivo aponta para melhoria no quadro de diversidade e sustentabilidade, com aumento na presença de pessoas negras, PCDs e profissionais maduros

No campo da sustentabilidade, a empresa também avançou na redução de emissões e na gestão de resíduos (Assaí/Divulgação)

No campo da sustentabilidade, a empresa também avançou na redução de emissões e na gestão de resíduos (Assaí/Divulgação)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 2 de março de 2025 às 12h00.

O Assaí Atacadista encerrou 2024 com um avanço na diversidade dentro da companhia. O percentual de pessoas negras em cargos de alta liderança (gerentes e acima) chegou a 45,8%, um crescimento de 2,3 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2023, marcando o maior índice já registrado pela empresa. O material, divulgado com exclusividade para a EXAME, aponta que no quadro geral, 65,5% dos colaboradores se autodeclaram negros.

A inclusão também se reflete no aumento da participação de profissionais com 50 anos ou mais, que agora representam 9,6% da equipe — um avanço de 1,8 ponto percentual em relação ao ano anterior. Já a presença de pessoas com deficiência na companhia segue expressiva, atingindo 5,3% do total de funcionários, mantendo-se acima da cota legal exigida.

Os avanços fazem parte da estratégia ESG da companhia, que busca fomentar impacto social por meio do desenvolvimento de pessoas e comunidades. Em 2024, o Instituto Assaí viabilizou a doação de 5,4 milhões refeições para famílias em situação de vulnerabilidade, com ações realizadas por meio de cozinhas solidárias, campanhas de engajamento, combate ao desperdício e assistência em emergências climáticas.

Além disso, 480 toneladas de alimentos foram distribuídas a 100 organizações sociais parceiras através da campanha "Alimento a Gente Compartilha", promovida em todas as lojas do Brasil com o apoio de clientes e funcionários.

Sustentabilidade nas empresas

No campo da sustentabilidade, a empresa também avançou na redução de emissões e na gestão de resíduos. Houve uma queda de 10% nas emissões de carbono de escopo 1 e 2 em relação ao quarto trimestre de 2023.

O reaproveitamento de resíduos se manteve estável no ano, atingindo 43%, resultado de iniciativas como reciclagem, compostagem e combate ao desperdício de alimentos. O volume de resíduos orgânicos destinados à compostagem cresceu 46% em relação a 2023.

Como a Urban Flowers faturou R$ 2,2 milhões com peças feitas de pneus e guarda-chuvas reciclados

Outro destaque foi o programa Destino Certo, que redireciona alimentos para doação. A iniciativa foi implementada em 94% das novas lojas do Assaí, totalizando mais de 1.975 toneladas de resíduos orgânicos desviados de aterros sanitários e evitando a emissão de 1.331 toneladas de CO2.

A companhia também reforçou seu compromisso com a transparência na gestão climática. Pelo terceiro ano consecutivo, o Assaí integra o Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3, que reconhece empresas comprometidas com a redução de emissões. Além disso, recebeu a classificação B no CDP (Disclosure Insight Action), um dos principais rankings globais para medição da gestão de riscos climáticos.

Entre as ações voltadas à logística reversa, o Assaí registrou um aumento de 31% na arrecadação de lâmpadas e de 7% na de pilhas e baterias em dezembro de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Acompanhe tudo sobre:AssaiAtacadoDiversidadeNegrosEquidade racial

Mais de ESG

Da matriz limpa à indústria: o papel da CPFL na transição energética brasileira

Salvador quebra recorde mundial de reciclagem de latas no Carnaval

Crise climática abre caminho para doença tropical na Europa, revela estudo

Fundação Dorina Nowill chega a 80 anos como líder em educação em braille; conheça