Agrotools e Imaflora lançam tecnologia para aumentar segurança do CAR e ajudar na preservação
O Cadastro Ambiental Rural é exigido em todas propriedades do país e é a principal ferramenta de controle de cumprimento do Código Florestal Brasileiro, mas tem sido alvo de fraudes e erros
Repórter de ESG
Publicado em 27 de novembro de 2024 às 17h47.
Última atualização em 27 de novembro de 2024 às 17h49.
Visando dar um passo rumo a um agronegócio brasileiro mais sustentável, o ecossistema de soluções digitais para o setorAgrotools e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) lançaram nesta quarta-feira (27) uma novatecnologiapara garantir maiorconfiabilidade e transparêncianos dados doCadastro Ambiental Rural (CAR).
Oregistro público é obrigatório e exigido em todas propriedades rurais do país, sendo a principal ferramenta de controle de cumprimento do Código Florestal Brasileiro.Mas uma série de erros e fraudes nos dados tem levado a uma maior insegurança no setor agropecuário. Além disso, das mais de 7,4 milhões de propriedades cadastradas, apenas 1% foi validada, segundo o Imaflora.
A novidade batizada de ScoreCAR utiliza algoritmo avançado com inteligência artificial, machine learning, reconhecimento territorial e outras tecnologias para avaliar a conformidade ambiental das propriedades rurais e cruzar com informações históricas dos últimos sete anos.
Breno Felix, disse à EXAME, que a ferramenta considera a dificuldade e lentidão na validação do CAR e nasce com a função de entregar uma percepção deconfiabilidade nas informações declaradas pelo produtor. Dessa forma, gera uma maior segurança aos diferentes programas e políticas que fomentam a preservação ambiental e a sustentabilidade, como aqueles com benefícios em taxas de juros, recursos para restauração, CRAs ou CPR verde e créditos de carbono, por exemplo.
"A conservação da área ganha força, a partir do momento que o CAR é validado e se estabelece o conjunto de iniciativas e compromissos que serão implementadas dali para frente. O ScoreCAR funciona como uma ponte entre os produtores bem intencionados e as empresas responsáveis do agro ", destacou.
A expectativa é que a ferramenta também identifique irregularidades e ajude acombater o desmatamentoe adegradação florestal.Além disso, quer garantir que os produtores estejam alinhados com asleis ambientais vigentese incentivá-los a adotarpráticas mais sustentáveis-- sendo um atrativo também para investimentos.
Rafael Brevigliero, coordenador de Negócios e Serviços do Imaflora, complementou que o avanço é importante dentro da agenda ESG, uma vez que a linha do tempo vai dar luz às inconformidades socioambientais e possibilitar que os produtores se adequem à legislação.