Governador afirma que o Rio é seguro para investimentos: ‘Má fama ficou para trás’
Em evento da Esfera Brasil, Cláudio Castro disse que o gás natural é o combustível da transição energética e o estado é o maior produtor do País
Plataforma de conteúdo
Publicado em 16 de junho de 2023 às 12h47.
Na abertura do seminário Esfera RJ, promovido pela Esfera Brasil no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro (PL) e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex), Jorge Viana, defenderam que o Rio é seguro para investimentos e que a má fama do estado ficou para trás.
Na noite desta quinta-feira, 15, Viana ressaltou que o Brasil está de volta ao cenário internacional e que parte dessa mudança se deve ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Quem vende o Brasil é o presidente da República", disse no jantar.
- Mega-Sena acumula e próximo prêmio é estimado em R$ 45 milhões
- Wilson Sons: controlador avalia futuro do negócio e venda não é descartada
- CFO da Disney, Christine McCarthy, deixa o cargo
- Netflix registra aumento de assinaturas após cobrar por compartilhamento de senhas
- Virgin Galactic, de Richard Branson, começa voos comerciais ao espaço em junho
- Governo fixa novos valores de financiamento do Fies para curso de medicina
O presidente da Apex foi aplaudido ao ressaltar a importância do Rio para o cenário nacional. "O Rio tem que voltar a ser o endereço dos principais eventos nacionais. O Rio é a melhor marca que o País tem", afirmou.
Já o governador ressaltou que sua grande missão foi recuperar a credibilidade do estado. "O povo estava magoado, desacreditado. Começamos a arrumar o Rio por dentro", disse.
A estratégia deu resultados. Hoje o empresário leva apenas 30 minutos para abrir uma empresa no estado e foi reduzida a carga tributária.
"Queremos ser o estado mais digital do Brasil até 2026. Mostramos um Rio que podia dar certo. É preciso ouvir a classe produtiva. O governo deve ouvir empresários", enfatizou.
Veja também:Esfera Brasil promove debate sobre energia e oportunidades de investimento no Rio
Turismo de negócios está de volta ao Rio de Janeiro e ganha novo fôlego
Rio de Janeiro se torna novo polo de crescimento de serviços no País
O Estado do Rio tem hoje o segundo maior parque industrial do Brasil, é o número um em turismo e o maior polo energético do País.
"Talvez o Rio seja o estado mais injustiçado do Brasil", ressaltou o governador.
Transição energética
Jorge Viana e Cláudio Castro destacaram que o Rio é a chave para que o Brasil avance na liderança em energia limpa.
"O Brasil pode dar sua contribuição na questão climática e de transição energética. O País pode ser parte da solução também da insegurança alimentar", concluiu Viana.
Já o governador lembrou que hoje o Rio tem 85% da produção nacional de petróleo e 73% da de gás natural: "O gás é o combustível da transição e o Rio é o seu maior produtor".
O jantar reuniu 200 representantes de governo e empresários. Entre eles Rubens Menin (MRV e Banco Inter), Isaac Sidney (Febraban), Ricardo Gontijo (Direcional Engenharia) e Nelson Tanure.
O diálogo continua nesta sexta-feira, 16, no Copacabana Palace, no seminário Esfera RJ, que vai tratar das oportunidades de investimentos para o estado.